Piscinas inovadoras nascem de projeto de Coimbra e de empresa de Ourém

Data:

Uma piscina inovadora foi criada pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) e pela Vigobloco, de Ourém, anunciou o instituto, que destaca as características eco e termo-eficientes da solução que recorre a módulos pré-fabricados com materiais híbridos.
De acordo com o ISEC, que desenvolveu a tecnologia aplicada pela empresa de Ourém, o projeto ‘MC-Pool: Modular Concrete Pool’ beneficia ainda do facto de permitir a produção de piscinas “a baixo custo” e de instalação rápida com recurso a pouca mão-de-obra.
“Conseguimos conciliar a rapidez de execução e o baixo custo com as preocupações em melhorar o comportamento térmico e em reduzir o impacto ambiental do produto final”, afirma Ricardo do Carmo, investigador e docente do ISEC envolvido no projeto.
As piscinas modulares revelam-se “eco-eficientes” devido à pré-fabricação numa solução híbrida de betão reforçado com fibras e betão com agregados leves, que permite “menor dosagem de cimento”, reduzindo a pegada ecológica.
“Em comparação com as piscinas tradicionais de betão, esta solução permite aumentar a durabilidade das paredes estruturais e conservar de forma mais eficiente a temperatura da água”, acrescenta.
A solução de construção é a mesma que está presente, por exemplo, na extensão do aeroporto de Orly, em França, obra também executada pela Vigobloco.
A facilidade de transporte dos módulos criados no âmbito do projecto ‘MC-Pool’, desde a fábrica até ao local de obra, permite “forte potencial de exportação”, sublinha o comunicado.
Filipe Saraiva, responsável da empresa de Ourém, realça que “a redução do desperdício de materiais e a facilidade em produzir peças iguais” torna estas piscinas modulares “muito competitivas comercialmente no mercado europeu, especialmente em Espanha e França”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.