Faltaram chefes em Lisboa mas autarquia também não cumpriu – Associação

Data:

A Associação de Proteção e Socorro (APROSOC) reconheceu hoje que “faltaram chefes em Lisboa” para lidar com a pandemia da covid-19, advertindo que o município, como outros, não cumpriu a sua missão de proteção civil.

“Faltaram chefes em Lisboa capazes de lidar com a pandemia da covid-19, mas não só no Governo e Direção-Geral da Saúde, onde a incompetência é por demais evidente. Contudo, a autarquia de Lisboa, à semelhança da esmagadora maioria das autarquias, também não cumpriu exemplarmente a sua missão de proteção civil que lhe compete”, acusou o presidente da APROSOC, citado em comunicado.

João Paulo Saraiva comentava assim as declarações do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, que considerou que o aumento do número de infetados por covid-19 na região se deve a “más chefias” e à falta de profissionais no terreno, exigindo respostas rápidas.

Fernando Medina disse na segunda-feira, no espaço de comentário na TVI24, que “com maus chefes e pouco exército não é possível ganhar esta guerra”.

“É uma nota direta a todos os responsáveis relativamente a esta matéria, que é preciso agir rápido. Ou há capacidade de conter isto rápido ou então têm de ser colocadas as pessoas certas nos sítios certos”, sublinhou.

Em comunicado, o presidente da APROSOC lembrou que o município de Lisboa possui Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC) com falta de recursos humanos e formação.

“A autarquia possui Unidades Locais de Proteção Civil, compostas em muitos casos por uma dúzia de voluntários. Estas unidades não possuem formação para, por exemplo, em situação de pandemia colaborarem na distribuição de equipamentos de proteção individual às pessoas mais vulneráveis”, apontou.

Para João Paulo Saraiva, a autarquia apoia mais o futebol que o seu Serviço Municipal de Proteção Civil, investe mais em romarias do que em Unidades Locais de Proteção Civil e não controla as insuficiências das Juntas e Uniões de Freguesias no que à proteção civil diz respeito.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.