Estado-Maior General das Forças Armadas vai recuperar cemitério português em França

Data:

O cemitério português de Boulogne-sur-mer, em França, que alberga 44 campas de combatentes portugueses da Primeira Guerra Mundial vai ser reabilitado, anunciou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas após chamada de atenção para a degradação do local.

“O Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), em apoio à Liga dos Combatentes, prevê iniciar em julho os trabalhos de recuperação do Monumento situado no cemitério de Boulogne-sur-mer e 44 campas de combatentes portugueses, em França”, pode ler-se em comunicado divulgado hoje pelo EMGFA no seu site.

As obras deste memorial erguido em 1938 vão ser supervisionadas pelo adido de Defesa da Embaixada de Portugal em Paris, o coronel Hilário Peixeiro, que considera que esta intervenção vai trazer “dignidade” a este lugar de homenagem aos combatentes nacionais.

“A empresa vai fazer uma reparação geral ao elemento central. Esse monumento tinha já vários problemas a nível da sua estrutura, incluindo infiltrações que vão ser tapadas e limpas. O memorial não vai mudar de forma, mas vai poder ser visitado com toda a dignidade. As lápides também vão ser limpas”, indicou o coronel Peixeiro em declarações à agência Lusa.

Esta intervenção está prevista desde janeiro, segundo o coronel Peixeiro, mas o mau estado do tempo no norte de França foi adiando as obras. O início dos trabalhos, que deveria ter acontecido em maio, acabou também por ser atrasado devido à pandemia de covid-19.

A data prevista para a conclusão desta obra é final de setembro, a tempo de uma pequena celebração de homenagem aos soldados portugueses que estão neste cemitério, que é maioritariamente dedicado aos soldados vindos da Commonwealth para combater na Primeira Guerra Mundial.

Segundo o coronel Peixeiro, a próxima intervenção será no cemitério português de Richebourg, que acolhe as lápides de cerca de 1.800 soldados portugueses e recebeu obras aquando o centenário da Primeira Guerra Mundial, mas onde ainda há duas pequenas casas que precisam de reparações nos telhados.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.