O parque natural da ilha do Corvo irá ter novas infraestruturas, num investimento de cerca de 300 mil euros, para permitir a “aplicação de políticas de qualidade ambiental”, anunciou hoje a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo.
Marta Guerreiro falava na inauguração do primeiro posto de carregamento de veículos elétricos do Corvo, que decorreu no centro da vila, integrada na visita estatutária do executivo regional à mais pequena ilha açoriana.
“Gostaria de anunciar que o Governo dos Açores vai investir cerca de 300 mil euros nas novas instalações do parque natural de ilha”, declarou a secretária regional, destacando que a obra irá permitir aos funcionários da Direção Regional do Ambiente trabalhar em “melhores condições”.
A nova infraestrutura irá permitir uma “melhor capacidade de resposta às solicitações”.
“Uma infraestrutura que será essencialmente para aplicação das políticas de qualidade ambiental e de sensibilização que o Governo dos Açores tem implementado com sucesso em todo o arquipélago, mas também nas políticas de conservação da natureza”, disse.
Marta Guerreiro também anunciou que foi aprovado esta semana o plano de ação da reserva da biosfera da ilha do Corvo, que permitirá a “otimização da marca da Biosfera Açores” e o “reforço de modelos de desenvolvimento sustentáveis”.
Sobre a inauguração do primeiro posto de carregamento de veículos da ilha, o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Silva, disse ser o primeiro passo para implementação da mobilidade elétrica, já que o Corvo ainda não têm qualquer veículo elétrico.
“Será o primeiro passado para a mobilidade elétrica. Este posto de carregamento está operacional, está montado e faz parte da rede regional de postos carregamentos elétricos”, assinalou, referindo que, tal como a secretaria regional, o município irá adquirir um veículo elétrico.
Na manhã de hoje, o Governo dos Açores também inaugurou um reservatório de abastecimento de água com 100 metros cúbicos, destinado ao setor agrícola, que irá “ajudar a resolver um problema do abastecimento de água na ilha”, disse o secretário da Agricultura e Floresta.
“Este investimento insere-se num conjunto de outros investimentos que estamos a realizar em toda a região, para dar melhores condições de trabalho aos agricultores e de qualificar o setor para os desafios do futuro”, afirmou João Ponte.
O Governo Regional chegou na quarta-feira à ilha do Corvo para realizar a primeira visita estatutária desde que a covid-19 foi declarada como pandemia.