1661 – Tratado entre Carlos II de Inglaterra e Afonso VI de Portugal, que prevê o casamento de Catarina, irmã do rei português, com o detentor da coroa britânica.
1757 – Forças britânicas reconquistam Calcutá, na Índia.
1811 – Morre, com 70 anos, o poeta satírico Nicolau Tolentino, professor de Retórica e de Poética, membro da Secretaria de Estado dos Negócios do Reino a partir de 1780.
1824 – É instituída uma nova polícia secreta, a Polícia Preventiva.
1828 – D. Miguel, representante máximo das forças absolutistas, é aclamado rei.
1868 – É registada a patente da máquina de escrever nos EUA.
1886 – A Concordata com a Santa Sé define as dioceses portuguesas e o Padroado no Oriente.
1894 – Os representantes do desporto amador, reunidos em Paris, decidem retomar o espírito Olímpico. Os primeiros jogos da era moderna ficam marcados para o lugar de origem, Atenas.
1916 – O Governo republicano liderado por António José de Almeida aprova a lei que põe fim às paróquias, consolida a separação da Igreja e institui as freguesias.
1931 – Os aviadores norte-americanos Wiley Post e Harold Gatty partem de Nova Iorque para a primeira viagem de avião à volta do mundo.
1940 – É inaugurada, na zona de Belém, em Lisboa, a Exposição do Mundo Português. A exposição foi aproveitada pelo regime como um espaço de divulgação da história do país e também de propaganda do Estado Novo.
1946 – Primeiro jogo Porto-Lisboa em voleibol, cabendo a vitória a Lisboa por 2-0.
1956 – Gamal Abdel Nasser é eleito presidente do Egito.
1958 – Começa no Couço, Coruche, uma greve em protesto pela fraude eleitoral que levou à derrota de Humberto Delgado nas presidenciais. A polícia política cerca a vila.
– Morre, aos 62 anos, em Estocolmo, na Suécia, Cândido de Oliveira, jogador, treinador de futebol e jornalista desportivo, em consequência de uma pneumonia que contrai enquanto cobre, como enviado especial de “A Bola”, o Campeonato do Mundo de 1958.
1967 – A Lisnave abre, na Margueira, a maior doca seca do mundo.
1968 – No Monumental de Nuñez, estádio do River Plate, que joga com o Boca Juniors, 71 pessoas morrem asfixiadas e outras 150 ficam feridas na capital argentina. O episódio fica conhecido como tragédia da ‘Puerta 12′, pois os adeptos do Boca querem sair pelo portão 12 (que está fechado) durante os confrontos entre as claques.
1971 – É inaugurada a doca seca Alfredo da Silva, no estaleiro da Lisnave.
1972 – O presidente dos EUA, Richard Nixon, e o chefe de gabinete da Casa Branca, H R Haldeman, discutem a possibilidade de afastamento do FBI da investigação do Caso Watergate, um dia depois do interrogatório a James Colson, envolvido no assalto à sede do Partido Democrata. A gravação da conversa será revelada um ano depois, no âmbito da investigação.
1975 – É constituída a companhia Hidroelétrica de Cahora Bassa, por protocolo entre o Estado português e a Frelimo.
1976 – Os EUA vetam a entrada de Angola na ONU.
1982 – João Paulo II reúne-se com o líder do Solidariedade Lech Walesa, durante a visita à Polónia.
1984 – Portugal é afastado pela França da final do Europeu de futebol, garantindo o terceiro lugar.
1991 – A UNITA faz o primeiro comício em Luanda, desde 1975, reunindo cerca de dez mil pessoas.
1992 – Lisboa é escolhida para a última exposição mundial do século, a Expo-98, sob o lema dos Oceanos.
– O “patrão” da Máfia de Nova Iorque, John Gotti, é condenado a prisão perpétua.
1993 – É resolvido o Teorema de Fermat, por Andrew Wiles, professor inglês da Universidade norte-americana de Princeton. O Teorema aguardava solução há 350 anos.
2004 – O Tribunal da Relação de Lisboa absolve cinco dos sete arguidos do Caso Moderna e reduz as penas de prisão de dois arguidos.
2005 – É criado o Alto Comissariado da Saúde.
2006 – A Organização Mundial de Saúde confirma o primeiro caso de transmissão humana da gripe das aves.
– Morre, aos 83 anos, Aaron Spelling, produtor norte-americano de televisão, responsável por séries como Os Anjos de Charlie e Beverlly Hills.
2007 – Os líderes dos 27 alcançam um acordo histórico sobre o novo Tratado Reformador da União Europeia e dão à presidência portuguesa um mandato para liderar a redação e aprovação formal do documento até ao final do ano.
2010 – Doze pessoas, com idades entre os 12 e os 50 anos, morrem trucidadas por um comboio, no apeadeiro da praia de Castelldefels, arredores de Barcelona.
2011 – Morre, com 77 anos, o antigo treinador do Benfica e do FC Porto Tomislav Ivic.
2013 – Morre, aos 83 anos, Bobby “Blue” Bland, conhecido como o “Sinatra dos blues”.
2014 – A organização Médicos Sem Fronteiras afirma que o surto do Ébola na Serra Leoa, Libéria e Guiné Conacri está “fora de controlo”, com mais de 60 pontos de grande concentração de casos divididos pelos três países.
2015 – Morre Magali Noël, atriz e cantora que nos anos 60 e 70 foi uma das atrizes prediletas de Fellini. Tinha 83 anos.
2016 – Os eleitores britânicos decidem a saída do Reino Unido da União Europeia, depois de o ‘Brexit’ ter conquistado 51,9% dos votos no referendo e cuja taxa de participação foi de 72,2%. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anuncia a intenção de se demitir em outubro, na sequência deste resultado.
2018 – O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, é destituído do cargo, por decisão da maioria dos sócios que participaram numa Assembleia Geral extraordinária.
2019 – José Mário Vaz cumpre cinco anos no cargo de Presidente da República da Guiné-Bissau, sendo o primeiro chefe de Estado do país a levar um mandato até ao fim.
.