A primeira edição do curso a distância de atualização para professores de Português como Língua Estrangeira (CAPPLE) vai decorrer de 13 a 24 de julho e surge de uma parceria entre a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
Inserido na oferta formativa de verão da FLUP, o curso realiza-se desde 2007, mas este ano será dinamizado em formato digital, por conta da pandemia de Covid-19. Mas, por outro lado, vai permitir aos docentes que estejam fora de Portugal, e que não teriam disponibilidade em deslocar-se ao país, fazerem a formação.
“Num momento em que o ensino da língua portuguesa se alarga a um número crescente de países, colocar à disposição dos docentes, da rede EPE (Ensino Português no Estrangeiro) e das redes locais nesses contextos, um curso que incide na atualização das suas competências científicas, pedagógicas e didáticas é também uma forma de impulsionar esse crescimento e apoiar um ensino de qualidade da língua portuguesa”, destaca uma nota divulgada pelo Instituto Camões.
As candidaturas estão abertas até 30 de junho. O público-alvo do curso são os professores de Português como Língua Estrangeira ou professores de Português como Língua Materna que desejem formar-se no ensino do Português como língua estrangeira/língua segunda, num e noutro caso, desde que tenham uma licenciatura no domínio da Língua Portuguesa ou de Estudos Portugueses, obtida em instituição de ensino superior portuguesa ou estrangeira.
O Instituto Camões informa ainda que os candidatos poderão concorrer a uma das 10 bolsas que coloca à disposição no âmbito da sua participação no projeto,” e que se dirigem, preferencialmente, a candidaturas com origem em países onde o ensino do Português esteja em fase de implementação como língua curricular”.
Para mais informações deve consultar: https://sigarra.up.pt/flup/pt/cur_geral.cur_view?pv_curso_id=337
Universidade do Porto e Instituto Camões criam curso online de para docentes de Português como Língua Estrangeira
Data: