Viana do Castelo com 2.700 lugares de estacionamento gratuito até setembro

Data:

Viana do Castelo com 2.700 lugares de estacionamento gratuito até setembro A Câmara de Viana do Castelo aprovou , por unanimidade, a disponibilização, entre julho e setembro, de 2.700 lugares de estacionamento gratuito no centro histórico da cidade, para apoiar o comércio e restauração, afetados pela pandemia de covid-19.
Segundo a proposta hoje aprovada em reunião ordinária, realizada no salão nobre dos antigos Paços do Concelho, na Praça da República, em causa estão “mais 1.250 lugares de estacionamento gratuito, no parque de estacionamento do Campo d’Agonia e nos parcómetros, que se juntam ao estacionamento do parque junto ao Gil Eannes e outro estacionamento livre”.
A proposta, apresentada pelo vereador com a pasta da mobilidade, Luís Nobre, “enquadra-se no conjunto de medidas que o município de Viana do Castelo tem vindo a implementar desde o início do desconfinamento para alavancar e dinamizar os setores do comércio tradicional, restauração e bebidas”.
Os dois vereadores do PSD, Cristina Veiga e Hermenegildo Costa, congratularam-se com a medida, mas defenderam que “teria mais impacto com a redução das tarifas de utilização dos parques de estacionamento concessionados, cujos valores não estão em conformidade com as medidas de apoio para o combate à atual crise económica”.
“Esperamos que a implementação desta medida venha provar aquilo porque sempre pugnamos: o aumento do estacionamento gratuito e a redução dos tarifários dos parques concessionados como medida permanente”, sublinhou Cristina Veiga.
Além do estacionamento gratuito hoje disponibilizado, o município implementou “medidas de mitigação social e económica, entre elas, a isenção das tarifas fixas de abastecimento de água e saneamento aos consumidores não-domésticos (comércio, empresas, restauração e hotelaria) e o projeto Lojas Memória”.
“Em conjunto com a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), foram ainda lançados a plataforma de comércio digital ‘Viana Market’, os projetos de ‘Comércio/Estabelecimento Seguro’ e ainda a iniciativa ‘Viana à Esplanada’, com isenção de taxas pela ocupação do espaço público e simplificação dos necessários licenciamentos”, destaca a autarquia.
Noutra parceria entre o município e AEVC, foi lançada a iniciativa “Compre em Viana, apoie o Comércio Local”, ao abrigo do projeto “Havemos de ir a Viana”, orientado para os micro e pequenos comércios, atividades tradicionais, locais e para a restauração”.
Foi ainda aprovado, por unanimidade, o protocolo a estabelecer entre a autarquia e a Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) de Viana do Castelo, que prevê a participação de escuteiros com idade igual ou superior a 16 anos na assistência às praias de Afife, Arda, Paçô e Castelo do Neiva, e no apoio ao controlo da lotação no areal e no estacionamento de apoio.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.