A arte da guerra transforma-se em arte de rua. São retratos gigantes de heróis gigantes, nas ruas da cidade russa de Nizhny Novgorod. Setenta e cinco veteranos da Segunda Guerra Mundial, em grande escala, para assinalar o 75º aniversário do final da guerra. Rostos com medalhas ao peito aparecem nos dos bairros dos veteranos – que não se esqueceram da história, mesmo com o passar dos anos.
Algumas pessoas reconhecem as pessoa e dizem: é Ivan Vasilyevich – que vivem com ela e contam histórias sobre ela. Algumas perguntam quem é. E dizemos que é um veterano que mora bairro e as pessoas ficam interessadas. Acredito que é um projeto interessante porque chama a atenção para os veteranos.
Vasily Kuklev- artista
Muito bem feito, honra e glória a pessoas como ele – que lutaram por nós e nos deram o futuro que estamos a viver.
Zinaida Lubar- Vizinha de Valery Rassipnov
Os artistas são os chamados “Voluntários da Vitória” que oferecem um presente permanente aos veteranos.
É uma boa ideia, a memória continuará viva. Lutei em Berlim, libertei a Polónia, a Bielorrússia. Tenho oito medalhas de países estrangeiros, para além da da União Soviética.
Anatoly Larin – Veterano
É um projeto artístico que pinta na memória os rostos que devem ser celebrados no “Dia da Vitória” – um dia que a Rússia celebra a 9 de Maio.