Portugueses no Reino Unido afetados por suspensão de aulas e de projetos científicos

Data:

Se muitos estudantes portugueses no Reino Unido regressaram a Portugal durante o confinamento, houve investigadores que tiveram projetos suspensos e foram colocados em ‘lay-off’ devido à pandemia de Covid-19, revelou a presidente da associação PARSUK, Márcia Costa.
“Alguns dos estudantes tiveram as aulas presenciais canceladas e muitos regressaram a Portugal durante este período. Alguns investigadores ficaram com projetos suspensos e em ‘furlough’ (contrato de trabalho suspenso)”, disse à agência Lusa.
O confinamento decretado pelo governo britânico em 23 de março determinou o encerramento de universidades e laboratórios de investigação associados, o que levou à suspensão das aulas presenciais e do trabalho científico.
A maioria das universidades providenciou aulas e materiais pela Internet, enquanto que muitos investigadores tiveram os contratos suspensos e colocados em ‘lay-off’, no âmbito do regime criado pelo governo que cobre o pagamento de 80% dos salários até 2.500 libras por mês (2.850 euros).
No sábado a PARSUK realiza a 13ª edição do LusoPor outro lado, durante este tempo, muitos portugueses ligados à medicina e investigação científica envolveram-se no tratamento de pacientes infetados com o novo coronavírus e no estudo da doença.
A PARSUK tem vindo a promover o trabalho destes compatriotas e também procurado manter o contato social com os membros em iniciativas como o visionamento e discussão de filmes.
No sábado realiza a 13ª edição do Luso, o encontro anual onde normalmente se juntam dezenas de membros para trocar experiências pessoais e profissionais e debater temas relevantes para as suas carreiras.
Devido às regras de distanciamento social e restrições em vigor, o evento será realizado em modo virtual, com um programa reduzido, onde se destacam a intervenção do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do vice-presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), José Paulo Esperança.
Os cinco projetos vencedores de bolsas de investigação para promover a mobilidade entre Portugal e o Reino Unido vão ser anunciados, na sequência do protocolo assinado no ano passado entre a PARSUK e a FCT.
O Luso 2020 será encerrado pelo embaixador de Portugal no Reino Unido, Manuel Lobo Antunes, e por uma atuação do Orfeão Universitário do Porto.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.