Ponta Delgada distribui 10 mil vales para consumo em restaurantes

Data:

A Câmara de Ponta Delgada vai distribuir 10 mil vales de 25% de desconto numa refeição num restaurante do concelho, como forma de mitigar os efeitos da Covid-19 na restauração, anunciou a presidente da autarquia, Maria José Duarte.
O ‘Vale Restauração PDL’ pretende “incentivar o consumo local” ao assumir 25% de uma refeição até 20 euros em “todos os restaurantes do concelho” que queiram aderir previamente à medida.
“Estes vales são descontados no restaurante, o apoio é para o restaurante. Depois, numa lógica semanal, quinzenal, os restaurantes aderentes fazem uma relação dos vales que são entregues e o município fará o reembolso”, declarou o vereador do Desenvolvimento Social, Paulo Mendes, a quem coube a explicação das iniciativas.
Os vales serão enviados para a residência de 10 mil pessoas de forma aleatória através de um sistema informático.
A mesma lógica é aplicada à iniciativa “Vale Ler PDL”, que distribuirá vales que comparticiparão a compra de um livro em 30% e em 50%, caso o autor seja açoriano.
Esta iniciativa engloba também a aquisição de livros a editoras para serem distribuídos por várias instituições do concelho.
O município anunciou um apoio até mil euros à “reestruturação” de micro, pequenas e médias empresas e a empresários em nome individual, que tiveram de alterar o seu modelo de negócio devido à pandemia de Covid-19.
Foi também anunciado o programa ‘Animar PDL’, que irá comparticipar atuações artísticas até 250 euros em restaurantes e hotéis, podendo cada empresa beneficiar desse apoio até atingir o montante de 500 euros por mês.
A medida “‘Re)Descobrir PDL’ irá permitir a “contratação de guias de turismo de empresas de animação turística” para a criação de um plano de atividades para os cidadãos e para os ateliers de tempos livres.
A iniciativa ‘Fique por Dentro’ pretende promover as 24 freguesias do concelho, através da divulgação dos produtos e serviços de cada uma, e inclui também uma campanha para a sensibilização do consumo local.
Outra medida é o “Vale Consultoria PDL Covid”, que irá apoiar a aquisição de serviços de consultoria com apoios individuais até 500 euros, tendo em vista a “recuperação económica” das empresas.
O município anunciou também a criação de um gabinete de apoio ao empreendedorismo, para esclarecer os empresários sobre os apoios disponíveis aos níveis municipal, regional, nacional e comunitário.
Segundo a presidente social-democrata, no futuro “este gabinete dará lugar ao ‘PDL Startup'” para captar investimento e servir como incubadora de empresas.
Maria José Duarte realçou estas medidas representam um investimento de 500 mil euros e que a câmara irá manter a isenção de taxas municipais até setembro.
O objetivo da Câmara de Ponta Delgada é ter “estas medidas no terreno” já no próximo mês de julho.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.