A Câmara de Ponta Delgada vai distribuir 10 mil vales de 25% de desconto numa refeição num restaurante do concelho, como forma de mitigar os efeitos da Covid-19 na restauração, anunciou a presidente da autarquia, Maria José Duarte.
O ‘Vale Restauração PDL’ pretende “incentivar o consumo local” ao assumir 25% de uma refeição até 20 euros em “todos os restaurantes do concelho” que queiram aderir previamente à medida.
“Estes vales são descontados no restaurante, o apoio é para o restaurante. Depois, numa lógica semanal, quinzenal, os restaurantes aderentes fazem uma relação dos vales que são entregues e o município fará o reembolso”, declarou o vereador do Desenvolvimento Social, Paulo Mendes, a quem coube a explicação das iniciativas.
Os vales serão enviados para a residência de 10 mil pessoas de forma aleatória através de um sistema informático.
A mesma lógica é aplicada à iniciativa “Vale Ler PDL”, que distribuirá vales que comparticiparão a compra de um livro em 30% e em 50%, caso o autor seja açoriano.
Esta iniciativa engloba também a aquisição de livros a editoras para serem distribuídos por várias instituições do concelho.
O município anunciou um apoio até mil euros à “reestruturação” de micro, pequenas e médias empresas e a empresários em nome individual, que tiveram de alterar o seu modelo de negócio devido à pandemia de Covid-19.
Foi também anunciado o programa ‘Animar PDL’, que irá comparticipar atuações artísticas até 250 euros em restaurantes e hotéis, podendo cada empresa beneficiar desse apoio até atingir o montante de 500 euros por mês.
A medida “‘Re)Descobrir PDL’ irá permitir a “contratação de guias de turismo de empresas de animação turística” para a criação de um plano de atividades para os cidadãos e para os ateliers de tempos livres.
A iniciativa ‘Fique por Dentro’ pretende promover as 24 freguesias do concelho, através da divulgação dos produtos e serviços de cada uma, e inclui também uma campanha para a sensibilização do consumo local.
Outra medida é o “Vale Consultoria PDL Covid”, que irá apoiar a aquisição de serviços de consultoria com apoios individuais até 500 euros, tendo em vista a “recuperação económica” das empresas.
O município anunciou também a criação de um gabinete de apoio ao empreendedorismo, para esclarecer os empresários sobre os apoios disponíveis aos níveis municipal, regional, nacional e comunitário.
Segundo a presidente social-democrata, no futuro “este gabinete dará lugar ao ‘PDL Startup'” para captar investimento e servir como incubadora de empresas.
Maria José Duarte realçou estas medidas representam um investimento de 500 mil euros e que a câmara irá manter a isenção de taxas municipais até setembro.
O objetivo da Câmara de Ponta Delgada é ter “estas medidas no terreno” já no próximo mês de julho.
Ponta Delgada distribui 10 mil vales para consumo em restaurantes
Data: