O romance ‘Jesus e Madalena’, do escritor português João Cerqueira foi o grande vencedor o Indie Readers Award’s 2020, na categoria ‘Humor’. Criado em 2009 pela escritora Amy Edelman, o Indie Reader tem sido destacado por vários órgãos de imprensa internacional, como as revistas ‘Forbes’, ‘Huffpost’, ‘Wall Street Journal’ e ‘New York Times’. O prémio é patrocinado pela agência literária Dystel, Gooderich & Bourret e pelas companhias Smith Publicity, Reedsy e Featherlight, explica João Cerqueira.
O júri do concurso escreve que João Cerqueira cria em ‘Jesus e Madalena’ “uma paródia comovente da vida moderna”. “Por meio de uma realidade alternativa bem trabalhada, o ‘Jesus e Madalena’ de João Cerqueira envolve-se no movimento ambientalista revolucionário, demonstrando não apenas que as preocupações com o clima existem, pelo menos, desde o tempo de Cristo, mas que abordar essas preocupações é uma das atitudes mais cristãs que a humanidade pode fazer”, elogia o júri.
A sinopse da obra de João Cerqueira explica que após regressar à Terra e conhecer a ativista Madalena que luta por um mundo melhor, Jesus vê-se envolvido em três situações de conflito. “Neste périplo irá conhecer vários personagens: os referidos ecologistas, um padre que o obriga a confessar-se, um autarca corrupto, empreiteiros sem escrúpulos, um comandante da GNR obrigado a fazer de Pilatos, os habitantes de um bairro degradado, um bruxo, e um negro e uma cigana apaixonados. Porém, conquanto se limite a acompanhar Madalena, tentando apenas pacificar os desavindos, nem assim Cristo volta a escapar à fúria dos homens. E apenas um farsante o irá reconhecer”.
Jesus e Madalena’ de João Cerqueira recebe prémio internacional
Data: