Por vezes há ideias simples que associadas à divulgação nas redes sociais se tornam num fenómeno de popularidade inimaginável . Um simples baloiço deixou que de ser apenas para crianças. O Baloiço Talegre, em Alburitel (Ourém), cirou muito movimento naquela pequena região. Também foi criado um trilho para lá chegar em segurança e repleto de natureza!
A pandemia e o confinamento deram dores de cabeças à maioria dos portugueses mas a outros ofereceu a mesma dose de ideias para agir e transformar a sua própria região, com a construção do magnifico Baloiço do Talegre , um baloiço de madeira incrível colocado em frente da serra.
Esta iniciativa realizou-se em Alburitel, uma pequena terra no concelho de Ourém, pelas mãos de um grupo de jovens locais. A ideia surgiu-lhes depois de um fim de semana passado pela Lousã e o Baloiço de Trevim, provavelmente o mais famoso de todos os baloiços em Portugal.
Com este pensamento acérrimo de dar uma nova vida à localidade, este grupo de jovens composto por João Gonçalves, Francisco Sousa e Ricardo Bento sentia que tinha no meio da Serra de Alburitel, a 18km de Fátima, o sítio ideal para a criação de um baloiço para jovens, adultos e idosos.
E porquê Baloiço do Talegre? “Talegre é o nome de um marco geodésico no cimo da serra, onde curiosamente foi construído este baloiço. O apoio da Junta de Freguesia de Alburitel foi essencial para levar o proejto avante, que acabou por ser inaugurado a 16 de maio.
O principal objetivo da criação deste baloiço estava em oferecer uma pequena temática que trouxesse mais pessoas a uma terra que tem uma serra tão bonita e merece ser vista. O baloiço já se começa a tornar um fenómeno nas redes sociais, tal é a procura dos visitantes de várias zonas do país, dispostos a esperar para eternizar este momento em fotografias.
Alburitel, é uma aldeia no concelho de Ourém, localizada a 18 quilómetros de Fátima. Para chegar ao Baloiço do Talegre, siga até Alburitel pelo IC9 e escolher a primeira saída, da segunda rotunda; sobe o estaleiro e corta na primeira rua à direita, segue em frente, passa por debaixo da ponte do IC9, entra no pinhal e consegue avistar logo o baloiço ao longe.
O grupo responsável por este projeto, chamemos-lhe assim, também aproveitou para plantar alguns pinheiros mansos junto do baloiço. O objetivo? Fazer com que exista sombra no local, algo bem pensado especialmente para aqueles dias onde o sol bate forte.
As fotografias que invadiram as redes sociais na última semana, levando a um “boom” de visitantes que surpreendeu o próprio grupo empreendedor.
FOTOS IN FACE BOOK DO BALOIÇO DO TALEGRE
https://www.facebook.com/pages/Baloi%C3%A7o-Do-Talegre-Alburitel/111250643933474?epa=SEARCH_BOX