A Cervejeira de Vialonga, pertencente ao Grupo Central de Cervejas e Bebidas (SCC), adquiriu 10 fermentadores de 25 metros de altura por 8 metros de largura à HEINEKEN Sérvia, dando origem a uma megaoperação logística entre a Sérvia e Portugal, passando pela Roménia, num total de 5.500 quilómetros em 75 dias entre terra e mar.
Esta aventura logística resultou num extraordinário documentário de 50 minutos – “Megaoperação” – que realça a capacidade humana e a engenharia necessárias para superar este desafio e que poderá ser visto dia 18 de junho, às 23h00 na RTP2.
Estes reservatórios de grandes dimensões, destinados ao armazenamento e fermentação de bebidas foram transportados, primeiro por estrada até ao porto de Novisad, na Sérvia e daqui seguiram por barcaças até Constanta, na Roménia. A viagem prosseguiu por via marítima, a bordo de um transatlântico, entre Constanta e Lisboa, sendo o último percurso, mas não menos desafiante, entre Lisboa e Vialonga. No seu conjunto, esta operação representou um investimento superior a 3 milhões de euros.
Nuno Pinto de Magalhães, Director de Comunicação e Relações Institucionais da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, considera que “Megaoperação” é um documentário único no mundo. O desafio logístico de transporte, por terra e mar, deste tipo de infraestruturas e o sucesso de toda a operação representou uma oportunidade que não podíamos deixar de documentar.”
O documentário produzido e realizado pela CreArt foi construído ao longo de mais de 10 meses e pretende retratar a complexidade operacional mas também a capacidade humana na superação de desafios.
“Foi esse o principal atrativo para documentar esta megaoperação. O ser humano é capaz de ultrapassar desafios mesmo nas condições mais complexas”, refere Carlos Melim, Realizador da Creart.