Tomou hoje posse a nova equipa do Ministério das Finanças

Data:

O Presidente da República deu esta manhã posse ao novo ministro de Estado e das Finanças, João Leão, na sequência da demissão de Mário Centeno, e à nova equipa equipa, que inclui três novos secretários de Estado.
Esta é a primeira remodelação do XXII Governo Constitucional oficializada numa “cerimónia restrita” no Palácio de Belém, em Lisboa, “sem outros convidados, dadas as atuais regras de saúde pública” devido à pandemia de Covid-19, como anunciou na sexta-feira a Presidência da República.
Nesta recomposição, que não altera a dimensão do Governo, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, é promovido a Adjunto do novo ministro e também tomará posse desse novo cargo.
Tomarão posse como novos secretários de Estado Cláudia Joaquim, com a pasta do Orçamento, João Nuno Mendes, com as Finanças, e Miguel Cruz, com o Tesouro.
Além de Mário Centeno, saem hoje do Governo Ricardo Mourinho Félix, o seu secretário de Estado Adjunto e das Finanças, e Álvaro Novo, secretário de Estado do Tesouro.
A saída de Mário Centeno do cargo de ministro de Estado e das Finanças, a seu pedido, foi conhecida na passada terça-feira, em simultâneo com a sua substituição por João Leão, até agora secretário de Estado do Orçamento.
O novo ministro das Finanças nasceu em Lisboa em 1974.
Licenciado em Economia e mestre em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, João Leão é doutorado em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA.
Professor de Economia no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa desde 2008, foi ssecretário de Estado do Orçamento entre 2015 e 2019 no XXI Governo da República, função que manteve desde 2019 no XXII Governo da República.
Foi diretor do Gabinete de Estudos do Ministério da Economia entre 2010 e 2014 e assessor do secretário de Estado Adjunto da Indústria e do Desenvolvimento entre 2009 e 2010.
Desempenhou as funções de presidente da Comissão Científica do Departamento de Economia do ISCTE entre 2009 e 2010 e de diretor do Doutoramento em Economia (2011-2012).
Foi membro dos Conselho Económico e Social e Conselho Superior de Estatística entre 2010 e 2014. Integrou a delegação portuguesa no Comité de Política Económica da OCDE em 2010 e 2012 e integrou grupos de trabalho no âmbito da OCDE.

António Mendonça Mendes, secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, nasceu em Coimbra, em 1976. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, menção jurídico-económicas, em 1999.
Foi assessor do secretário de Estado da Justiça do Governo de Portugal (1999-2002).
Foi diretor na Refer – Rede Ferroviária Nacional entre 2011 e 2013. Desempenhou ainda os cargos de presidente da Comissão de Conciliação do Contrato de Exploração Ferroviária do Eixo Norte-Sul (2009) e de membro designado pela Assembleia da República no Conselho Superior de Julgados de Paz (desde 2015).
Desempenha as funções de Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais desde julho de 2017.
A nova Secretária de Estado da Segurança Social nasceu em Torres Vedras em 1975.
Cláudia Joaquim é licenciada em Economia, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), pós-graduada em Contabilidade, Finanças Públicas e Gestão Orçamental, pelo IDEFE/ISEG, e mestre em Políticas Públicas, pelo ISCTE-IUL.
A pasta que lhe cabe é exatamente a da Segurança Social, depois de ter sido, entre 2010 e 2012, subdiretora geral do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério da Solidariedade e Segurança Social e de ter exercido funções de adjunta do Gabinete do Secretário de Estado da Segurança Social, entre 2009 e 2010, e de assessora nesse mesmo gabinete entre 2005 e 2009.
É deputada municipal na Assembleia Municipal de Sobral de Monte Agraço desde 2013.
João Nuno Mendes, secretário de Estado das Finanças, nasceu em Coimbra em 1973, é licenciado em Gestão e foi secretário de Estado do Planeamento entre 1999 e 2002.
Entre 2002 e 2007 foi administrador na Amorim Imobiliária e na Amorim Turismo, e diretor de áreas de desenvolvimento e atividades internacionais da Galp Energia de 2007 a 2016.
Foi ainda presidente do Conselho de Administração do Grupo Águas de Portugal entre 2016 e 2019.
Por último, Miguel Cruz, secretário de Estado do Tesouro, nasceu em Lisboa em 1967 e é doutor em Economia pela London Business School, Inglaterra.
Foi presidente do Conselho de Administração da Parpública entre 2017 e 2020, presidente do Conselho Diretivo do IAPMEI entre 2014 e 2017 e presidente do Conselho de Administração da Agência de Inovação entre 2012 e 2014.
Desde 1989 que é professor convidado em diversas universidades e, em particular, na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade Autónoma de Lisboa.
O XXII Governo Constitucional, o segundo executivo minoritário chefiado por António Costa, tomou posse no dia 26 de outubro de 2019, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, na sequência da vitória do PS nas eleições legislativas de 06 de outubro, sem maioria absoluta, composto por 19 ministros e 50 secretários de Estado.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.