Aguiar dá apoios execionais a familias que perderam rendimentos

Data:

A Câmara de Vila Pouca de Aguiar anunciou hoje um apoio “excecional” para famílias afetadas pela crise pandémica, como uma comparticipação mensal de 50 euros, por cada elemento familiar, para aquisição de alimentos e artigos de higiene.
O presidente da câmara, Alberto Machado, afirmou que “todas as famílias que tiveram quebras de rendimento significativas serão apoiadas”, uma ajuda que será também estendida aos agricultores e comerciantes afetados pela crise provocada pela pandemia de covid-19.
Para o efeito, o executivo aprovou hoje um conjunto de medidas de apoio à comunidade que será aplicado entre junho e setembro.
Entre os “apoios excecionais” estão, segundo o município do distrito de Vila Real, uma comparticipação mensal de 50 euros, por cada elemento do agregado familiar, para adquirir no concelho bens alimentares e artigos de higiene e ainda a redução de 50% nas tarifas de abastecimento de água, saneamento e resíduos.
Neste sentido, as pessoas residentes no concelho que apresentem condições de vulnerabilidade (doença, desemprego, ‘lay-off’ ou inatividade profissional) podem apresentar candidatura aos apoios.
A câmara anunciou ainda que vai proceder à suspensão de licenciamento para instalação de esplanadas, à isenção de pagamento de rendas nas lojas do município, à redução de 50% na fatura da água e respetivas tarifas aos comércios e serviços.
Os agricultores do concelho disporão de isenção de taxas e licenças no mercado de produtos locais, tal como poderão usufruir de uma comparticipação de 100% para nas despesas de sanidade animal obrigatórias.
As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) terão também direito à isenção de pagamento de água e respetivas tarifas e foi atribuída uma comparticipação de 9.240 euros aos bombeiros voluntários para encargos com refeições no concelho.
Será ainda, de acordo com a dada “prioridade na contratação de proximidade” e promovido o comércio local em parceria com a Associação Empresarial do Corgo.
As medidas adotadas “vêm reforçar a resposta social” que o município tem dado desde o início da crise pandémica e “procuram incentivar a recuperação de atividade socioeconómica no concelho”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.