A Câmara de Aveiro vai começar a reabilitação da Ponte de Requeixo, que liga a Óis da Ribeira, já no concelho de Águeda, para reforço das fundações, decidido após uma auditoria às condições estruturais.
Segundo a autarquia, o investimento a cargo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) será de 97.744,72 euros, tendo a obra sido adjudicada por concurso público à empresa Lourizela Terraplanagens.
Além do reforço das fundações dos pilares, “será realizada a qualificação geral da ponte, com a reaplicação da calçada, pintura e introdução de sinalização de trânsito, com o objetivo de aumentar o conforto e segurança de peões e automobilistas”, refere uma nota de imprensa municipal.
A empreitada surge no seguimento do trabalho de auditoria às condições de segurança estrutural da ponte, que liga Requeixo, no município de Aveiro, a Óis da Ribeira, já no vizinho município de Águeda.
O projeto foi elaborado pelo Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade.
A falta de segurança dos pilares da Ponte de Requeixo, revelada numa auditoria às condições estruturais realizada no início do ano, levaram a Câmara de Aveiro a avançar para a realização de obras de reforço.
A auditoria foi pedida pela autarquia devido à suspeita do pilar norte se ter deslocado e de a ponte apresentar várias fissuras, uma das quais visível num dos seus arcos.
De acordo com o respetivo relatório, não se confirmou haver deslocamento significativo de nenhum pilar e a maior parte das fissuras não era estrutural.
No entanto, e face ao conselho do relatório de auditoria, no sentido de ser feito o recalcamento de zonas sem apoio nas fundações, através do seu preenchimento com betão, a Câmara de Aveiro decidiu promover obras de reabilitação.
A Ponte de Requeixo, situada na Freguesia do Requeixo no ponto de encontro do Rio Águeda e do Rio Cértima, serve uma estrada municipal que liga os concelhos de Aveiro e Águeda e terá sido construída no século XIX.