Freguesia de Fafe muda nome de “Passos” para “Paços”

Data:

O parlamento aprovou hoje por unanimidade a mudança de nome de uma freguesia de Fafe, distrito de Braga, de “Passos” para “Paços”, designação que, historicamente, existe desde as Inquisições o século XIII.
A mudança do nome de freguesias, uma competência exclusiva da Assembleia da República, foi proposta pelo PSD e antecedida de decisões da junta como da assembleia de freguesia, em 2018, confirmada pela câmara municipal de Fafe, em fevereiro de 2020.
O diploma argumenta que a “História, pelo menos desde as Inquisições do Século XIII e toda a documentação relativa à freguesia refere a designação “Paços” como a grafia correta”.
A grafia “Paços”, acrescenta, “já é usualmente utilizada por vários organismos públicos, incluindo a administração central, encontrando-se por vezes no mesmo documento escrito as duas formas”.
Passos, que agora passará a chamar-se Paços, é uma freguesia de Fafe, distrito de Braga, com 1.076 habitantes (Censos de 2011), com uma área de 4,1 quilómetros quadrados, de acordo com o “site” da junta.
A freguesia é, segundo a junta, famosa pelos “fogos de artifício que fabrica” e é lá que se situa “a famosa Casa do Ermo onde o escritor e romancista Camilo Castelo Branco passava grandes temporadas com a família Vieira de Castro”.
O processo de alteração de nome da freguesia começou há dois anos e terminou com a aprovação do projeto de lei do PSD, por entender que “esta é uma vontade que deve ser respeitada e que deve ocorrer por intermédio dos órgãos com legitimidade para o fazer”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.