A quinta edição do Festival Cordas, organizado pela MiratecArts, vai acontecer de 14 a 20 de setembro e, desta vez, terá uma programação exclusivamente online.
O cartaz promocional, alusivo aos tempos de pandemia de Covid-19, é uma pintura de Martim Cymbron.
“Esta será a primeira edição que acontece exclusivamente online,” avança Terry Costa, o fundador do Festival Cordas e diretor artístico da MiratecArts, entidade organizadora que está implantada na Ilha do Pico, Açores.
O responsável revela que o evento não será apenas a partilha de vídeos, “mas sim concertos inéditos, em direto, transmitidos a partir de vários países e ilhas, via das plataformas online, apresentados através da página do facebook da MiratecArts”.
A Viola da Terra – Viola dos Dois Corações – é o instrumento anfitrião deste que é o mais galardoado festival açoriano: Prémio Global TOP 10 Festival, #2 Best Newcomer e #2 Best Small Festival (Transglobal World Music Chart Awards 2018), TOP 10 Best New Festival (Iberian Festival Awards 2017) com várias nomeações em 2018 e 2019.
Em 2020, o violino e a viola d´arco vão ser instrumentos em destaque,assim como o programa especial de’Spotlight Finland’.
O Festival Cordas vai apresentar vários artistas do país nórdico incluindo o Duo Emília Lajunen & Suvi Oskala, o duo Teho.
Vai apresentar ainda os instrumentos mais tradicionais da Finlândia, que serão tocados poe com Pekko Käppi (com o jouhikko) e Maija Kauhanen (com o kantele).
Maija estreou o kantele no palco do Auditório da Madalena do Pico na edição do Festival Cordas 2018, para uma das maiores audiências no programa de sala, e foi aplaudida de pé.
A programação da quinta edição do Festival Cordas será apresentada em breve.
Ana Grácio Pinto