A edição de 2020 do exame de Português NEWL (National Examinations in World Languages), nos EUA, realiza-se de 29 de maio e 01 de junho, em formato online por causa da pandemia de Covid-19.
O exame é realizado a nível nacional e avalia as competências linguísticas – compreensão de texto, compreensão oral, produção escrita e produção oral – de alunos a partir do 9º ano, ou com 14 anos completos, em quatro idiomas: árabe, coreano, russo e, desde 2017, também em português.
Em comunicado, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.), refere que apesar das restrições e constrangimentos causados pela pandemia de Covid-19, 161 estudantes inscreveram-se para o exame de Português.
E pela primeira vez, há a participação de estudantes da Escola Internacional das Nações Unidas (UNIS). Para além dos quatro alunos da UNIS, O Camões, I.P. destaca uma maior participação de estudantes das escolas comunitárias portuguesas “e uma grande percentagem de estudantes que aprendem o nosso idioma nas escolas públicas (regime integrado do português) da Califórnia (41 estudantes no total) e de outros estados nos EUA onde residem fortes comunidades de expressão portuguesa”.
Do total de inscritos, segundo o Camões, I.P., “cerca de 102 são luso descendentes e beneficiaram do apoio financeiro” estipulado no âmbito do Memorando de Entendimento tripartido entre o Camões, I.P., a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e a American Councils for International Education (AC), revela ainda o Instituto, que é responsável pelo ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.
Este ano os exames decorrem à distância, a partir de casa dos estudantes, com a supervisão de proctors/vigilantes da AC e com garantia de qualidade por parte do College Board.
Para além de certificarem os conhecimentos da língua portuguesa adquiridos pelos estudantes, os exames NEWL garantem a validação de créditos no ensino secundário e também no acesso ao ensino superior nos EUA.
Com a duração de uma hora, o exame incluirá as diversas variantes do Português global e vai avaliar as competências dos alunos em quatro áreas
A inclusão do Português nos exames NEWL resulta “de mais de uma década de esforços, especialmente de representantes da Embaixada de Portugal em Washington D.C., da rede diplomática e consular nos EUA em articulação com a Coordenação do Ensino de Português nos EUA, com os serviços competentes do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., com o College Board e outras entidades e organizações profissionais ligadas ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, bem como de outros países membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) que mantêm representação diplomática nos Estados Unidos”, sublinha o Camões, I.P,. no comunicado.
As negociações com o American Councils for International Education tiveram ainda o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), que a 05 de maio assinou um protocolo de cooperação com o Instituto Camões, para reforçar o estudo, ensino e investigação da língua e cultura portuguesas nos EUA e aumentar o acesso à programação e avaliação curricular em Língua Portuguesa.
Ana Grácio Pinto