O Presidente da República elogiou hoje o “líder da oposição e candidato a primeiro-ministro”, Rui Rio, pela atuação “exemplar” de colocar “o interesse nacional à frente do partidário” na crise da covid-19, dando “ao país uma força” inimaginável.
Em declarações aos jornalistas na base militar de Ovar, onde almoçou com o presidente do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa vincou que, na fase “mais aguda” da pandemia, “os portugueses estavam unidos, precisavam de ver os seus políticos unidos e viam o líder da oposição com sentido de Estado”, o que “deu ao país uma força que não se imagina” e “os portugueses não o esquecerão”.
“Um dos motivos pelos quais vim aqui foi para saudar Rui Rio como líder da oposição e candidato a primeiro-ministro. Como líder da oposição, foi um exemplo. Acho que não conseguiria fazer o que ele fez, nomeadamente numa circunstância como esta, de todos os dias ter de enfrentar situações novas e inesperadas”, afirmou o chefe de Estado no concelho que enfrentou a primeira e mais longa cerca sanitária devido à Covid-19.
Já Rui Rio, numa referência ao que foi apelidado de “combinação harmoniosa entre o primeiro-ministro (PS) e o Presidente da República (PR), disse que “qualquer pessoa gosta que haja um entendimento institucional”,
“Sim. Acho que qualquer pessoa gosta que, em termos de país, haja um entendimento institucional, dentro das diferenças que todos nós temos. Seja PR/Governo/Assembleia da República ou principais partidos políticos”, disse Rui Rio, na companhia do Presidente da República, quando questionado pelos jornalistas se gostaria que dissessem de si que “combina harmoniosamente” com Marcelo Rebelo de Sousa.
PR elogiou Rui Rio pela atuação “exemplar” como líder da oposição durante a crise
Data: