MP acusa 3 jornalistas de violação de segredo de justiça em caso de homicídio em Vila Verde

Data:

O Ministério Público (MP) acusou três jornalistas do crime de violação de segredo de justiça, pela cobertura da concretização de mandados de busca e de detenção em Vila Verde, distrito de Braga, em junho de 2018.

Em nota publicada na sua página, a Procuradoria-Geral Distrital do Porto refere que o MP considerou indiciado que as jornalistas “ficaram conhecedoras, por modo não apurado, do teor de despachos que determinaram a detenção de suspeitos e a realização de buscas, proferidos em inquérito” que estava sujeito a segredo de justiça.

Ainda segundo o MP, duas das arguidas, na posse daquelas informações, deslocaram-se, no dia 14 de junho de 2018, para o local onde as buscas decorreram, em Vila Verde, Braga, fazendo a cobertura jornalística do que ia sucedendo para emissão televisiva, com filmagem do local e das pessoas envolvidas, nomeadamente de uma suspeita que participava na diligência.

No dia seguinte, e ainda segundo o MP, as três arguidas elaboraram e gravaram peça jornalística publicada no site do órgão de comunicação social para que trabalhavam, contendo filmagens dos agentes policiais e da suspeita, bem como referências a factos e a elementos de prova contidos no inquérito em investigação.

Em causa uma investigação sobre a morte de um empresário de Moure, Vila Verde, em 23 de outubro de 2017, cujo cadáver viria a ser encontrado numa carrinha abandonada em Palmeira, Braga.

O caso já foi julgado, tendo a autoria do homicídio sido atribuída ao filho da vítima, que foi condenado a quatro anos e um mês de prisão.

A viúva da vítima foi condenada a 490 euros de multa, por simulação de crime.

Após o crime, a viúva da vítima e o filho colocaram o corpo num furgão, que acabaram por deixar abandonado num descampado em Palmeira, Braga.

O corpo só foi encontrado três dias depois do crime.

Entretanto, a mulher participara à GNR o alegado “desaparecimento” do marido, alegadamente para proteger o filho.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.