Restaurante Rei dos Leitões na Mealhada reabriu com novidades

Data:

Depois de mais de dois meses fechado e acabado de completar 73 anos, o bairradino Rei dos Leitões – restaurante de referência situado no número 17 da Avenida da Restauração, na Mealhada – voltou a abrir as portas ao público. Na verdade, nunca as fechou por completo, porque durante todo este período manteve a actividade em regime de take away e entregas ao domicílio. Foi esta segunda-feira, dia 18 de Maio, o primeiro dia de uma nova etapa, que ficará para sempre marcada pelo antes e depois da pandemia de Covid-19.

A inquietude de António Paulo Rodrigues e resiliência de Licínia Ferreira, proprietários do Rei dos Leitões, são apanágio desta casa. Tendo em conta o contexto actual e as medidas impostas pela Direcção-Geral de Saúde – cumpridas a rigor –, a dupla viu neste o momento mais que perfeito para criar uma nova infraestrutura de apoio ao restaurante. Assim, a entrada no Rei é agora feita por uma espécie de “passadeira vermelha”, feita com calçada à portuguesa e algumas árvores. Uma pequena alameda, com espaços verdes e sombras, que vai permitir optimizar a recepção aos comensais do Rei.

Todas as medidas de segurança estão garantidas e prova disso é a excelente adesão que tiveram nestes dois primeiros dias. Não sentiram insegurança por parte dos clientes, cerca de 60% já habituais e os restantes 40% feitos de novas caras, que na sua maioria quiseram deleitar-se com um belo leitão assado à Bairrada e uma taça de espumante produzido e certificado na região! Chegaram de vários pontos do país, quase sempre com reserva.

O tempo de confinamento permitiu à tripla de chefes Gonçalo Moreira, Luís Apóstolo e José Capela e à chefe pastelaria Lídia Ribeiro criarem novas iguarias que em breve serão apresentadas na carta do Rei dos Leitões. Por agora o tempo é de adaptação e de apostar em sugestões semanais, onde reina a qualidade e frescura dos produtos, vindos dos melhores mercados e lotas do país. A principal preocupação continuará a ser a de levar à mesa o melhor que exista em cada uma das opções, como carnes provenientes de produtores de topo; o mais fresco dos peixes e mariscos, mas também diversidade nos pratos vegetarianos.

O serviço de take away e de entregas ao domicílio vai manter-se, de Norte a Sul do país, com forte aposta no Leitão, mas também no ‘polvo à lagareiro’, ‘bacalhau na brasa’, ‘lasanha de lagosta’, ‘plumas de porco ibérico’, ‘cabrito grelhado’, ‘galo’ ou ‘cabrito assado no forno’.

 

Sobre o restaurante Rei dos Leitões:
Inaugurado a 15 de Maio de 1947 (Dia de Ascensão), na emblemática recta da Mealhada, na Bairrada, o Rei dos Leitões começou por ser uma pequena tasca, no verdadeiro sentido da palavra, até ao dia em que os tios da actual proprietária, Licínia Ferreira, decidiram assar um leitão. O resultado está à vista mais de 70 anos depois, com um espaço que continua a crescer sem esquecer o legado herdado. Após várias remodelações e diversos ajustes na decoração interior e exterior, o Rei dos Leitões tornou-se um dos mais apetecíveis e procurados restaurantes da região e um embaixador daquela que é uma das ‘7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa’, o leitão. Aos fornos ainda aquecidos a madeira (videiras de Baga) e casca de eucalipto junta-se um serviço de excelência, quer ao nível do atendimento, quer dos produtos confeccionados que vão muito para além da iguaria principal. O ano de 2011 marcou o ponto de viragem desta emblemática casa, com a aposta numa relação ímpar entre a tradição e inovação. A visão e missão do Rei dos Leitões é reconhecida ano após ano, tendo sido certificada pelo IAPMEI, em parceria com o Banco Santander, como PME Excelência. Facto a juntar às inúmeras distinções alcançadas nos últimos anos, com destaque para o galardão de ‘Melhor Restaurante de Cozinha Tradicional’, pela Revista de Vinhos, em 2014; o prémio de ‘Restaurante com Melhor Carta de Vinhos’, no concurso com esse fim realizado no âmbito do ‘Encontro com o Vinho e Sabores – Bairrada 2015’; a atribuição de ‘Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos’ pela revista WINE – A Essência do Vinho nos seus ‘Melhores do Ano 2016’; o ‘Prémio David Lopes Ramos’, atribuído por ocasião dos ‘Prémios Grandes Escolhas’ de 2019; e o ‘Garfo de Ouro’ do Guia Boa Cama Boa Mesa do Expresso conquistado pelo quatro ano consecutivo: 2017, 2018, 2019 e 2020. Com três salas – a principal, a ‘Sala dos Amigos do Rei’ e a ‘Sala do Rei’ –, o Rei dos Leitões fecha à terça-feira ao jantar e à quarta-feira, assim como nas pausas destinadas a férias e obras de manutenção e melhoria. A abertura de uma loja de produtos regionais foi uma das novidades de 2019, ano que terminou com a abertura de um clube, o Círculo Privado. Em jantares privados servem-se menus especiais e abrem-se preciosidades vínicas. Aqui, cada refeição é inesquecível.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.