Espuma detetada na ria de Aveiro sem qualquer risco ambiental 

Data:

A Administração do Porto de Aveiro (APA) esclareceu que a espuma que foi observada na ria de Aveiro na semana passada não representa “qualquer risco de contaminação ambiental ou perigo para o meio marinho”.
“A espuma destacada nas notícias resulta da normal movimentação de sedimentos em depósito na área de intervenção da empreitada de Dragagem dos Fundos Adjacentes e Remoção dos Inertes da Zona de Atividades Logísticas (ZALI) do Porto de Aveiro, para Reforço do Cordão Litoral a Sul da Costa Nova”, refere uma nota da APA.
Segundo a APA, estes os sedimentos foram objeto de análises prévias, em conformidade com o quadro legal em vigor, tendo os seus resultados demonstrado tratar-se de “material sem contaminação ambiental ou perigo para o meio marinho”.
A APA realça ainda que mantém a fiscalização e monitorização contínua da empreitada, tendo já articulado com o consórcio responsável pela obra a implementação de “medidas de mitigação destinadas a evitar o espraiamento da espuma” na área portuária, designadamente a mobilização de uma embarcação dotada do equipamento necessário à sua recolha “célere e eficaz”.
“Até ao início da operação de recolha da espuma, o prosseguimento dos trabalhos será efetuado de modo a que os sedimentos em depósito não entrem em contacto direto com a água, minimizando tal impacto”, refere a mesma nota.
No sábado, o Núcleo Regional de Aveiro da associação ambientalista Quercus denunciou uma descarga poluente de “grande dimensão” na ria de Aveiro.
Numa nota publicada na sua página da rede social Facebook, a Quercus/Aveiro refere que o foco de poluição foi detetado na quinta-feira.
“A espuma e os resíduos eram visíveis e ocupavam o canal entre o cais de São Jacinto, o Porto de Aveiro e a Barra”, descreveu na altura a associação ambientalista.
Para a Quercus/Aveiro, a situação afigura-se de “extrema gravidade”, na medida em que o efluente “provém muito provavelmente de uma estrutura industrial existente na área”.
Os ambientalistas recolheram amostras da substância que foram enviadas para todas as autoridades competentes, tendo ainda sido contactados a Polícia Marítima e o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.