No Dia Internacional dos Museus o Museu Marítimo de Ílhavo vai até sua casa

Data:

O Museu Marítimo de Ílhavo comemora, entre 16 e 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus com um programa tão preenchido como o habitual, mas, desta vez, a decorrer em casa de cada um.
O Museu mantém as portas fechadas a visitas desde o dia 17 de março, face às medidas de contenção da Covid-19, mas abre-se ao público nas redes sociais, com um programa multimédia gratuito para toda a família, para celebrar o Dia Internacional dos Museus.
À hora marcada no programa são lançados na página do facebook do Museu Marítimo de Ílhavo os vídeos que levam aquele espaço museológico até à casa de cada um, propondo várias visitas temáticas para diferentes idades, um workshop, um jogo para os mais novos, momentos de narrativa encenada, uma entrevista e também o programa de rádio do Museu ‘Todos a Bordo’.
As comemorações têm início no dia 16 de maio, sábado, de manhã, com uma visita virtual, de barco em barco, à Sala da Ria, onde são mostradas as particularidades de cada embarcação.
Da visita, passa-se à ação, com um workshop de construção em papel do dóri – embarcação emblemática da mítica pesca à linha.
Ainda no sábado, mas no período da tarde, uma visita às reservas desvenda algumas histórias guardadas nos “tesouros” que não são habitualmente mostrados numa visita regular ao Museu.
A tarde continua com duas edições do ‘Todos a Bordo’, o programa do museu, que tem sido emitido às terças-feiras, às 17h, na Rádio 23 Milhas, em 105.0 FM e na página de facebook do 23 Milhas.
Na noite deste dia, há duas sessões de “Intimidade”, um projeto de teatro de comunidade desenvolvido pelo encenador Alexandre Sampaio, que é agora revisitado em vídeo.
No domingo, 17 de maio, o dia começa com atividades dedicadas às crianças. Na visita ‘Bacalhau, um peixe com cabeça’ os mais novos ficam a conhecer as especificidades deste peixe e assistem à sua alimentação. De seguida, é apresentado ‘Rumo ao Bacalhau – O jogo do museu’, um jogo de tabuleiro para pais e filhos, em que cada jogador é um pescador.
Também para toda a família, há ainda uma visita aos bastidores do Aquário dos Bacalhaus, onde se mostram as rotinas diárias e cuidados que este espaço exige. Para o final da tarde de domingo estão programados mais dois episódios do ‘Todos a Bordo’ e à noite haverá duas novas sessões do projeto “Intimidade”.
Naquele que é realmente o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, será lançada, em direto, uma nova edição do ‘Todos a Bordo’, sob o tema ‘Oito décadas de Museu’.

Museu Marítimo de ÍlhavoPrograma – Dia Internacional dos Museus 2020
sábado, 16 de maio
10h00 De barco em barco pela sala da Ria
11h30 Workshop “Constrói o teu dóri”
15h00 Os segredos das Reservas
17h00 Todos a bordo! – O salão dos oficiais
18h00 Todos a bordo! – O convés do Faina Maior
21h30 Intimidade (evocação): O guincho, por Júlia Cavaz
22h30 Intimidade (evocação): A casa do leme, por Isabel Imaginário

domingo, 17 de maio
10h00 Bacalhau um peixe com cabeça
11h30 Rumo ao Bacalhau – O jogo do museu
15h00 Para lá do vidro: os bastidores do aquário
17h00 Todos a bordo! – O estaleiro do dóri
18h00 Todos a bordo! – A ponte de comando
21h30 Intimidade (evocação): O camarote do piloto, por Anabela Pequeno
22h30 Intimidade (evocação): A cozinha, por Isabel Gil

segunda feira, 18 de maio
17h00 Todos a bordo! – Oito décadas de Museu
22h00 O mar com vida! – Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.