Macau abriu Escola Portuguesa, restantes nos PALOP e Timor-Leste estão online

Data:

Das várias Escolas Portuguesas nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, Timor-Leste e Macau apenas esta última reiniciou as atividades presenciais, disse fonte do Ministério da Educação.

Se acordo com a mesma fonte, as restantes Escolas Portuguesas estão dependentes dos estados de emergência locais.

As escolas portuguesas funcionam em Angola, Moçambique, São Tomé, Cabo Verde, Macau e Timor-Leste.

Destas, apenas a Escola Portuguesa de Macau reiniciou as atividades presenciais, em 04 de maio, para alunos do ensino secundário, e no dia 11 de maio, para alunos do 3.º ciclo do ensino básico.

No dia 25 de maio terão reinício as aulas para os 4.º, 5.º e 6.º anos e no dia 01 de junho para os 1.º 2.º e 3.º anos de escolaridade, segundo a fonte do Ministério da Educação português.

Sobre as outras escolas, a mesma fonte explicou que “o calendário de abertura de aulas presenciais dependerá do eventual levantamento dos estados de emergência pelos governos locais”.

Até lá, o ensino está a ser administrado via online, solução adotada para responder às limitações impostas pelo combate à pandemia de covid-19.

Em relação à rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE), tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e coordenado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a regra continua a ser o ensino online, uma vez que “a quase totalidade dos países ainda não retomou o ensino presencial”, segundo fonte do instituto.

Nesta modalidade de ensino, a rede EPE está “em contacto permanente com as estruturas de ensino locais”.

“A situação é dinâmica e poderá sempre haver ajustamentos em cada um dos países, que a nossa rede está preparada para cumprir no que diz respeito ao ensino da língua portuguesa”, prosseguiu a mesma fonte.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.