Fátima celebra o 13 de maio sem peregrinos porque não se peregrina só com os pés…

Data:

As celebrações do 13 de Maio deste ano vão ficar para sempre na história do Santuário de Fátima: por causa da Covid-19 não haverá peregrinos presentes no recinto e as cerimónias serão transmitidas em www.fatima.pt e na RTP1.
As celebrações destes dias 12 e 13 de maio decorrerão no Recinto de Oração, que estará encerrado devido às regras sanitárias definidas pelo Governo no contexto da declaração do Estado de Calamidade pública, em articulação com a Conferência Episcopal Portuguesa e que impedem as celebrações religiosas com a presença de fiéis.
No entanto, os peregrinos de Fátima podem acompanhar as celebrações através dos meios de comunicação social e digital, nomeadamente no canal do youtube do Santuário, em www.fatima.pt ou no facebook do Santuário .
O Programa de uma peregrinação de maio atípica começa hoje, dia 12 de maio, às 21h30, a partir da Capelinha das Aparições, com o Lucernário.
Segue-se a oração do Rosário e Procissão de Velas, num trajeto mais curto até ao Altar do Recinto. Aí haverá uma celebração da Palavra, regressando depois a Imagem de Nossa Senhora à Capelinha das Aparições.
No dia 13, a habitual oração do Rosário começa às 9h, na Capelinha das Aparições e às 10h será celebrada a Missa da Solenidade de Nossa Senhora de Fátima, presidida pelo cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima.
As celebrações desta primeira Peregrinação Internacional Aniversária, que evoca a primeira Aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria, termina com a Procissão do Adeus.
Para além da transmissão no site, facebook e canal youtube do Santuário de Fátima, também a RTP1 fará o acompanhamento das celebrações, em dois momentos: hoje, a partir das 23h20 transmite a Procissão das Velas; amanhã, 13 de maio, a partir das 10h da manhã transmite a Missa, Benção e Procissão do Adeus.

Peregrinar “com o coração” em tempos de pandemia

Pela primeira vez na sua história o Santuário de Fátima vai celebrar os dias 12 e 13 de maio sem peregrinos nos seus espaços, na sequência das decisões sanitárias impostas por causa da pandemia de Covid-19.
A decisão do Santuário foi comunicada numa mensagem de vídeo do bispo de Leiria-Fátima, cardeal D. António Marto, no passado dia 6 de abril.
“Este é um momento doloroso: o Santuário existe para acolher os peregrinos e não o podermos fazer é motivo de grande tristeza; mas esta decisão é igualmente um ato de responsabilidade para com os peregrinos, defendendo a sua saúde e o seu bem-estar”, defende o reitor do Santuário de Fátima numa mensagem dirigida a todos os peregrinos, na qual lhes pede para ficarem em casa.
“Tomar agora esta decisão dolorosa significa procurar criar condições para podermos retomar, o mais rapidamente possível, as peregrinações a este lugar”, sublinha o padre Carlos Cabecinhas.
O reitor acrescenta que apesar de não haver presença física em Fátima, tal não significa que o Santuário não possa contar com os fiéis.
“Porque não se peregrina só com os pés, mas também com o coração, propomos-vos que façais connosco uma peregrinação pelo coração, em que o caminho não é físico, mas interior”, pede o padre Carlos Cabecinhas, desafiando os peregrinos a acenderem, na noite de hoje, a partir das 21h30, nas janelas de suas casas, uma vela, repetindo assim um dos gestos mais icónicos de Fátima.
A Peregrinação Internacional de maio é a primeira grande peregrinação deste ano pastoral em que o Santuário convida os peregrinos a ‘Dar graças por viver em Deus’ e assinala a primeira aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos em maio de 1917.

Ana Grácio Pinto

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.