Desde 01 de março foram feitos cerca de 547 mil testes de diagnóstico Covid-19 em Portugal, avançou o secretário de Estado da Saúde na conferência de imprensa diária de atualização de informação sobre a Covid-19, realizada no Ministério da Saúde
António Lacerda Sales acrescentou que “de 01 a 10 de maio já foram feitos mais testes do que em todo o mês de março”.
“Em maio, a média foi de mais de 13.100 testes por dia e estes dados serão ainda atualizados”, disse o governante na conferência de imprensa.
“Estes indicadores são importantes, porque quanto mais testamos mais sabemos sobre a realidade epidemiológica do país, e temos feito este esforço que é para prosseguir”, destacou.
Lacerda Sales avançou ainda que está previsto continuarem a chegar “com regularidade” equipamentos de proteção individual, quer do mercado externo, quer do mercado interno.
Segundo o governante, esta semana deverão chegar dois milhões de máscaras cirúrgicas e 1,7 milhões de máscaras respiradoras, entre outros materiais “que garantem uma certa capacidade de renovação de stoques”.
O secretário de Estado da Saúde referiu ainda que a taxa de ocupação dos cuidados intensivos com pessoas infetadas com Covid-19 está estável.
“Temos uma taxa de ocupação estável. Neste momento a ocupação é de 53% nas unidades de cuidados intensivos para adultos”, revelou Lacerda Sales.
“Quanto mais testamos mais sabemos sobre a realidade epidemiológica do país” – Lacerda Sales
