“A Feira de São Mateus de 2020 não se realizará. É uma decisão muito difícil, mas inevitável, considerando a proibição decidida pelo Governo de cancelamento de todos os festivais e eventos análogos até 30 de setembro”, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques.
“Compreendemos as razões da decisão do Governo. Lamentamos apenas não termos sido ouvidos. A Feira de São Mateus é o terceiro maior evento do país e o maior evento da região Centro de Portugal. Atrai desde 2016 mais de um milhão de visitantes e gera um volume de negócios superior a 80 milhões de euros”, lembrou o presidente da Câmara.
“Fazer uma Feira de São Mateus amputada ou descaracterizada não seria opção”, afirmou por sua vez o gestor do certame e Vereador da Cultura, Jorge Sobrado. “Respeitamos a sua identidade e a reputação que alcançámos. Optámos por uma estratégia ‘Ferrero Rocher’: regressaremos na próxima época para voltar a surpreender. 2021 será a melhor edição de sempre”, prometeu.
Com a edição de 2020 cancelada, a cidade de Viseu está já a preparar o que António Almeida Henriques diz ser o “plano B” de animação para o verão deste ano, que estimule a retoma da atividade económica, cultural e turística.
O Presidente da Câmara avançou que, muito brevemente, será apresentado o plano ‘Viseu Investe+’, com um pacote de medidas de reanimação económica local. Nesse plano estará o projeto de digitalização do comércio local e de eventos e negócios como a própria Feira de São Mateus.
“Viseu não atira a toalha ao chão. Quer continuar a ser um polo de qualidade de vida. A dinamização da restauração, hotelaria e pequeno comércio são decisivos para o ecossistema local e o emprego”, explicou Almeida Henriques. “O nosso centro histórico e os nossos parques são uma força neste contexto”.
As decisões resultam de uma auscultação realizada aos principais parceiros e patrocinadores da Feira de São Mateus e da Viseu Marca, entre os quais o Banco Santaner, a Altice Portugal e a Sumol+Compal.
“Há uma forte convergência de posições entre parceiros institucionais e patrocinadores. Contamos felizmente com uma rede de solidariedades muito consistente em torno de Viseu e da Feira de São Mateus. A confiança é um ativo muito poderoso no contexto presente”, assegurou também Luís Abrantes, presidente da Assembleia Geral de Viseu.
O Município e a Viseu Marca estão a preparar, com os principais parceiros patrocinadores da Feira, uma alternativa para o verão que será também uma oportunidade para a retoma de atividade de muitos dos 300 expositores do certame.
“Não vamos deixar para trás quem nos ajuda a fazer da Feira o que ela é”, sublinhou o vereador Jorge Sobrado. “Os nossos parceiros são para todas as horas”.
“Estamos a construir uma alternativa ‘safe & sexy’. Será uma programação sensata, com mais de 100 micro-eventos ao longo do Verão, polinucleados na cidade, onde não faltarão imaginários da Feira, mas também de outros festivais e eventos de Viseu cancelados por efeito da pandemia”, informou.