A Câmara de Vila Nova de Cerveira anunciou a reabertura, de forma gradual, de alguns serviços e equipamentos municipais, na sequência do plano de desconfinamento anunciado pelo Governo.
A autarquia do distrito de Viana do Castelo referiu que, na segunda-feira, foi reposto o atendimento presencial no edifício dos Paços do Concelho.
Aquele serviço funciona “em horário normal, com entradas intervaladas, e após um reforço das regras de segurança e disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) aos seus trabalhadores e munícipes (máscaras e desinfetante)”.
Já nos equipamentos municipais, “a reabertura será faseada por forma a respeitar a lotação reduzida e o distanciamento físico mínimo de dois metros”.
“Os primeiros equipamentos a retomar a atividade serão a biblioteca e arquivo Municipal, a partir da próxima segunda-feira, 11 de maio”, refere a nota, sendo que em ambos os casos os municípios têm de cumprir diversas regras de segurança divulgadas pelos próprios serviços.
Na nota, o executivo municipal de Vila Nova de Cerveira, presidido por Fernando Nogueira, salientou que irá “avaliando o impacto da retoma de atividade e analisando a reabertura de outros equipamentos municipais, assim como alargar os serviços dos espaços entretanto abertos”.
Portugal entrou domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.
Esta nova fase de combate à Covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.
V. Nova de Cerveira reabre gradualmente os serviços e equipamentos
Data: