O Camões-Instituto da Cooperação e da Língua vai celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa com uma programação online disponibilizada no seu canal no YouTube a 05 de maio a partir das 12h.
O evento, realizado em parceria com a CPLP, UNESCO e ONU News, inclui testemunhos do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro português, António Costa, do chefe de estado de Cabo Verde e presidente em exercício da CPLP, Jorge Carlos Fonseca, do secretário-executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, e de Sampaio da Nóvoa, representante de Portugal na UNESCO, informa.
Haverá ainda testemunhos de escritores, desportistas, cientistas, artistas entre outras individualidades, gravados em vídeo, acerca da dimensáo pluricêntrica da Língua Portuguesa.
Manuel Alegre, José Ramos-Horta, Mia Couto, Germano Almeida, Maria Manuel Mota, Adriana Calcanhotto, Fernando Pimenta, Flora Gomes, Carminho, Milton Hatoum e o Cardeal José Tolentino Mendonça são algumas das personalidades que iráo falar sobre a importància mundial da língua portuguesa, em todos os nívies e setores.
A componente cultural acontece através de um concerto com os cantautores Aline Frazão (Angola), Ivan Lins (Brasil), Teófilo Chantre (Cabo Verde), Manecas Costa (Guiné-Bissau), Stewart Sukuma (Moçambique), João Gil (Portugal), Tonecas Prazeres (São Tomé e Príncipe) e Zé Camarada (Timor-Leste) e vai encerrar a transmissão do evento, que permanecerá disponível e de acesso público no YouTube.
Instituto Camões celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa com programação online
