Agricultores de Castelo Branco lançam plataforma “cultivar.pt”

Data:

A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) anunciou o lançamento da plataforma ‘online’ “cultivar.pt” para promover a comercialização de produtos locais e ajudar a estabelecer uma ligação entre produtores e consumidores, face à pandemia da covid-19.

Em comunicado, esta associação com sede no Fundão explica que a medida se enquadra no projeto “produzir no campo, vender na cidade” e que, numa segunda fase, também “contemplará informação sobre mercados, feiras, romarias e outros certames da região Centro, com identificação de produtores e produtos, integrando ainda um estudo sobre esta temática e a disseminação de boas práticas”.

“Nestes tempos complexos e de pandemia temos que ficar em casa, por nós e por todos. Mas, ao mesmo tempo, precisamos de fazer compras e de garantir a nossa alimentação. E quem produz precisa de vender os seus produtos. Os produtores precisam de obter rendimentos para continuarem a sua atividade e garantirem a sua subsistência”, sublinham os promotores da iniciativa.

Neste sentido, a nova plataforma pretende abrir um mercado virtual, onde os consumidores podem comprar produtos sem sair de casa.

A ADACB frisa que este é um “projeto solidário” que pode ajudar quem produz a escoar os seus produtos” e solicita aos “agricultores e produtores locais que se inscrevam neste mercado virtual para que ele tenha uma oferta alargada e seja suficientemente atrativo para quem compra e quem vende”.

A ADACB apela ainda a toda a região Centro e à população a envolverem-se nesta iniciativa, “apoiando-a e divulgando as suas enormes potencialidades, para que ela alcance, rapidamente, os seus objetivos”.

“Esta iniciativa, que tem por base uma parceria alargada, pretende semear a esperança e ganhar espaço ao futuro, valorizando o mundo rural e em particular os que trabalham a terra, combater a desertificação territorial, inovando procedimentos, sistematizando e melhorando a informação e comunicação sobre produtos, produtores, mecanismos de distribuição e espaços de comercialização”, acrescenta.

A construção desta plataforma digital é uma das ações contempladas no projeto “produzir no campo, vender na cidade”, promovido em toda a região Centro e com financiamento aprovado no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2020.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.