APA admite remoção mecânica da planta aquática que invadiu o Tejo Internacional

Data:

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que efetuou recolhas de amostras da planta aquática que surgiu no troço internacional do rio Tejo e nos seus afluentes Ponsul e Aravil, e admitiu a sua remoção mecânica.
A associação ambientalista Quercus denunciou a presença anormal de uma quantidade massiva de plantas aquáticas invasoras numa extensão de vários quilómetros no troço internacional do rio Tejo e nos seus afluentes, rios Ponsul e Aravil.
“Nos últimos anos, aumentou a regularidade e a intensidade destes fenómenos, contribuindo ainda mais para a degradação da qualidade de água do rio Tejo. Este tipo de fenómenos são indicadores de desequilíbrios nos ecossistemas e são uma consequência da poluição, levando assim à eutrofização dos rios e provocando uma acentuada degradação da qualidade das massas de água”, sustentou o núcleo regional de Castelo Branco da Quercus.
Em comunicado, a APA explica que “estas ocorrências são recorrentes nestas massas de água, dado que os esporos podem permanecer de uns anos para os outros, sendo embora temporários, pelo que tenderão a desaparecer”.
A Agência sublinha que o ‘bloom’ de Azolla ocorrido em 2018/2019, com uma extensão semelhante à atual, “não colocou em causa a sobrevivência das comunidades aquáticas e ribeirinhas, nomeadamente da fauna piscícola e das comunidades”.
Contudo, adianta que tem vindo a monitorizar a albufeira de Cedillo (seis vezes por ano) e o rio Ponsul (trimestralmente desde 2014 e mensalmente desde abril de 2019), e a realizar ações de fiscalização, “no sentido de identificar sentido eventuais descargas indevidas”.
A APA admite, caso seja necessário, realizar uma intervenção para remoção mecânica destas plantas aquáticas e adianta que tem previstas ações de reabilitação da galeria ribeirinha no rio Ponsul, no sentido de reduzir o ‘input’ de nutrientes para o curso de água.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.