Pombal aprova construção de novo parque eólico no concelho

Data:

A Câmara de Pombal aprovou no dia 24, a construção de um novo parque eólico, que vai localizar-se próximo de Albergaria dos Doze.
O Parque Eólico ‘Calafate’ tem uma potência total prevista de 48MW, resultantes de 12 aerogeradores e armazenados numa subestação a criar no interior. O projeto está dividido entre os concelhos de Pombal e Ourém, informa o executivo autárquico num comunicado enviado ao ‘Mundo Português’.
Este é o sexto projeto de investimento privado na produção de energia elétrica com recurso a fontes de energia renováveis.
Já este mês, a Câmara Municipal tinha emitido parecer favorável à localização de dois novos Parques Solares Fotovoltaicos, a instalar nas freguesias de Carriço e Louriçal.
O parecer para este novo Parque Eólico junta-se ao parecer favorável à instalação de um parque eólico na zona de Abiul, Vila Cã e União das Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, aprovado em fevereiro último.
No último ano, a Câmara Municipal tinha já emitido parecer favorável a um pedido de informação prévia para instalação de um parque fotovoltaico nos Alhais, com uma potência de 21,22MWp e com investimento previsto de 15 milhões de euros, e reconhecido o interesse público de um outro junto Parque Industrial Manuel da Mota, com uma potência de 23,496MWp e com um investimento previsto de 14 milhões de euros.
A instalação destes parques, a concretizar-se, “contribuirá para a concretização das metas traçadas no Plano Nacional de Energia e Clima 2030 e no Plano de Ação para a Sustentabilidade Energética e Climática do Município de Pombal, promovendo a produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável”, desta a autarquia de Pombal.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.