Original de ‘Cantares de José Afonso’ de 1964 está pela primeira vez online

Data:

O disco ‘Cantares de José Afonso’, de 1964, que inclui a canção ‘Oh Vila de Olhão’, está disponível nas plataformas digitais, anunciou a discográfica Valentim de Carvalho.
“Agora que se comemora o 25 de Abril e todas as mudanças benéficas que trouxe ao nosso país, a Valentim de Carvalho lança pela primeira vez no mundo digital o EP ‘Cantares de José Afonso’ de José Afonso”, indica a editora.
Editado em vinil em 1964, ‘Cantares de José Afonso’ inclui quatro temas originais, com destaque para ‘Ó vila de Olhão’, uma faixa censurada na altura e composta nos começos da década de 1960, quando José Afonso (1929-1987) era professor do ensino secundário, em Faro.
Por esse motivo, a primeira edição foi retirada do mercado. A segunda edição, já em 1969, tinha apenas o instrumental da música. Em 1974 foi lançado o single ‘Ó vila de Olhão’ já com letra e capa composta por uma pintura de Maluda, intitulada ’Olhão’.
“José Afonso é reconhecido como um dos mais importantes nomes da cultura nacional. Cantautor, artista e político de corpo inteiro, foi fundamental na inspiração e empoderamento de um país em luta contra o fascismo, pela liberdade, equidade, fraternidade”, recorda a Valentim de Carvalho.
O disco ‘Cantares de José Afonso’ inclui ainda as canções ‘Coro dos Caídos’, ‘Maria’ e ‘Canção do Mar’, todas com letra e música de José Afonso.
A editora lembra que José Afonso revolucionou “a canção de Coimbra, o canto de intervenção e a música popular, experimentou e lançou pistas para a descoberta das ligações entre África e a Beira Baixa, por exemplo”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.