Covid-19: Que cuidados deve ter se estiver em isolamento em casa?

Data:

São várias as medidas de isolamento domiciliário que devem ser seguidas por aqueles que estão infetados por Covid-19 e a fazer o tratamento em casa.
As recomendações são do Núcleo de Estudos de Hospitalização Domiciliária da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).
Se necessitar sair do seu quarto deve levar máscara cirúrgica (sem filtros) e manter a distância de segurança. E o quarto “deve estar bem ventilado, com janela para o exterior e a porta fechada”, recomenda a SPMI.
É preciso ter por perto um telefone para comunicar com profissional de saúde e um caixote do lixo com abertura de pedal e saco de encerramento fácil.
A SPMI lembra que roupa e lençóis devem ser colocados num saco fechado e lavados depois na máquina numa temperatura de 60 a 90 graus.
Nunca deve deixar de lavar corretamente as mãos, durante 40 a 60 segundos, com água e sabão ou, ocasionalmente, com álcool gel.
Se houver mais de uma casa de anho em casa, uma delas deverá ser para uso exclusivo do doente. Se não for possível, a casa de banho comum deve ser lavada com lixívia.
Também a limpeza dos restantes cômodos da casa devem ser lavados com lixívia: 1 colher de sopa de lixívia para 1 litro de água.
E pratos e talheres têm que ser lavados a altas temperaturas, se possível na máquina de lavar loiça.

E os outros moradores da casa?

A SPMI deixa ainda recomendações para o resto dos habitantes da casa onde haja um doente por Covid-19 a recuperar.
“Procurar que seja uma única pessoa a proporcionar cuidados ao doente” e evitar que outras pessoas, sobretudo os vulneráveis (idosos, doentes crónicos, imunodeprimidos ou grávidas) tenham contacto com a pessoa com sintomas, são duas das principais recomendações.
O cuidador deve lavar as mãos com água e sabão ou solução alcoólica depois de qualquer contato com o doente ou a sua envolvência e deve “desinfetar, com frequência, torneiras, interruptores e maçanetas de portas, sobretudo se o doente utiliza essas zonas comuns”, indica a SPMI.
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna é uma das maiores sociedades científicas médicas portuguesas e congrega os internistas, que são a base do Serviço Nacional de Saúde nos hospitais.
Um dos seus maiores desígnios é a divulgação do conhecimento, dirigida aos médicos e à população, no campo muito vasto da Medicina Interna.

Ana Grácio Pinto

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.