Sabe como funcionam as vacinas e o sistema imunitário?

Data:

Quando um agente patogénico, como um vírus ou bactéria, entra no corpo, multiplica-se e ataca as células, provocando uma infeção. Esse micróbio é reconhecido como um corpo estranho e o corpo usa a sua estratégia de defesa com os seus principais soldados: os glóbulos brancos.

Na linha de frente está a resposta imune inata, com a participação dos macrófagos. Essas células assassinas “comem” e destroem o intruso, qualquer que seja.

O agente infecioso é capturado por fagocitose e destruído. Essa reação local rápida pode parar ou diminuir a infeção. Mas nem sempre é suficiente. É nessa altura que otros soldados entram em cena: os linfócitos. Identificam o agressor graças a uma molécula característica. Cada linfócito ataca um tipo de vírus ou bactéria específico. Quando identifica o seu alvo, ele multiplica-se.

 

Os linfócitos B produzem anticorpos em grande quantidade que circulam no organismo e neutralizam o agressor para permitir sua eliminação. Os linfócitos T destroem diretamente as células infetadas.

O grande problema é que após o primeiro contacto com o vírus, a reação imunitária é lenta, podendo durar vários dias, o suficiente para provocar a doença. Felizmente, o organismo humano conserva a memória dos seus inimigos.

Após uma infeção, os anticorpos e linfócitos de “memória” são mantidos e podem agir logo que o vírus regresse o corpo humano.

A reação imunitária será muito mais rápida e o organismo vai eliminar o agressor antes de provocar a doença. Essa memória imuntária é utilizada na vacinação, usando um micróbio inativo ou um fragmento dele. Esta simula uma infeção e provoca a fabricação de anticorpos, sem causar a doença.

O organismo usa a sua memória e fica preparado para um ataque futuro. Mas essas células de memória diminuem com o tempo.
E muitas vezes é necessário um reforço na vacinação.

 

 

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.