Oposição espanhola critica governo usando o sucesso de Portugal no combate à pademia

Data:

“Como é possível que Portugal tenha tido [apenas] 700 vítimas mortais e nós mais de 20.000, se partilhamos uma fronteira comum?”, questiona o líder do Partido Popular ao primeiro-ministro espanhol.

Portugal e Espanha têm sido comparados desde que o novo coronavírus chegou aos dois países. A nível internacional, o Governo português tem sido bastante elogiado na forma como está a combater a covid-19, algo que se reflete nos números diários de novos casos e óbitos, muito menores do que os de Espanha.

Esta quarta-feira, o líder da oposição espanhola, Pablo Casado, do Partido Popular, questionou o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, como era possível existir uma diferença tão grande entre o número de óbitos nos dois países. “Como é possível que Portugal tenha tido [apenas] 700 vítimas mortais e nós mais de 20.000, se partilhamos uma fronteira comum?”, perguntou Casado, que exige medidas mais duras por parte de Sánchez, durante o debate no parlamento sobre a prorrogação do estado de emergência, durante mais 15 dias.

Além desta comparação a Portugal, também a líder parlamentar do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), Adriana Lastra, falou de Rui Rio durante o debate e do apoio por parte do líder do PSD ao governo socialista, mencionando que o exemplo deveria ser seguido pelo governo espanhol.

Pablo Casado revelou durante o debate que iria apoiar a terceira prorrogação do estado de exceção, mas instou Sánchez a governar “com firmeza e determinação”, para resolver a crise e “aproveitar” os próximos quinze dias, porque “a paciência dos espanhóis também tem um limite”.

Espanha é um dos países mais afetados do mundo pela covid-19. Já morreram 21.717 pessoas infetadas com o novo coronavírus, sendo este o terceiro país com maior registo de vítimas mortais, depois dos EUA e de Itália. É ainda o segundo país com mais casos, depois do país liderado por Donald Trump.

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.