Chefe do EMGFA considerou“ultrapassado e sanado” o “erro” da PSP por ter identificado um militar armado numa desinfeção a um lar em Vila Real

Data:

 O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) considerou “ultrapassado e sanado” o “erro” da PSP por ter identificado um militar armado numa desinfeção a um lar em Vila Real, em março.
O “tema muito sensível” foi comentado pelo almirante Silva Ribeiro durante uma audição, a pedido do PS, na comissão de Defesa Nacional, na Assembleia da República, sobre a participação dos militares no combate à pandemia de covid-19 em Portugal.
Depois de perguntar se havia jornalistas na sala e de saber que a reunião era aberta, o almirante explicou o incidente, sustentou as suas posições em pareceres de juristas do Estado-Maior-General para concluir que a PSP extravasou “legalmente as suas competências” ao identificar o comandante da força que estava a fazer um perímetro de segurança a um lar de idosos, em Vila Real, em 31 de março.
Os militares formaram, armados, um cordão de segurança à volta do lar durante a desinfeção do local onde estavam vários idosos doentes.
O CEMGFA explicou que não comentou o caso antes para “preservar a dignidade” o diretor nacional da PSP que, após o incidente, lhe telefonou “a pedir desculpa”.
“O problema do país é a covid, não é uma crise entre as forças armadas e as forças de segurança”, disse, garantindo que “foi um lapso, não houve problema nenhum” e que este não é altura para “andar em guerras de capelinhas”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.