Queijos açorianos de São Jorge conquistam medalha de ouro em concurso nacional

Data:

A gama Queijo São Jorge, produto de Denominação de Origem Protegida (DOP), produzido pela Lactaçores, foi distinguida com a medalha de ouro no 10.º Concurso Nacional de Queijos Tradicionais Portugueses de Cura Prolongada, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Lactaçores adianta que os queijos de São Jorge DOP de “quatro, sete, 12 e 24 meses acabam de ser distinguidos com medalha de ouro no 10.º Concurso Nacional de Queijos Tradicionais Portugueses de Cura Prolongada, organizado pelo CNEMA (Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas) e pela Qualifica”, uma distinção que resulta de “uma prova cega de diversas amostras, em representação de várias regiões do país”.

O queijo de São Jorge DOP é um produto tradicional e muito apreciado, obtido a partir de leite de vaca cru.

O início da produção do queijo São Jorge DOP remonta ao século XV e ao início de povoamento da ilha de São Jorge.

O seu fabrico foi incentivado pela comunidade flamenga, experientes produtores de bens alimentares como a carne, o leite e os seus derivados.

Este é produzido na Uniqueijo – União de Cooperativas Agrícolas de Laticínios de S. Jorge, UCRL e comercializado pela LactAçores.

Produzido exclusivamente na ilha de São Jorge desde que esta foi descoberta (século XV), deve a sua especificidade às características dos pastos abundantes nas zonas de média e elevada altitude, “além da perícia e dos saberes dos queijeiros jorgenses”, sublinha o comunicado.

O assessor da administração da LactAçores, José Carlos Serrão, sublinha que a distinção alcançada no concurso nacional “é um momento de orgulho e reconhecimento do empenho” das “equipas e pequenos produtores” que procuram “honrar a excelência do Queijo de São Jorge DOP e proporcionar uma experiência única a todos os consumidores”.

A LactAçores, uma empresa que junta cooperativas açorianas, é formada pela união de três cooperativas: Unileite (Ilha de São Miguel), Uniqueijo (Ilha de São Jorge) e CALF (Ilha do Faial).

A empresa comercializa em exclusivo os laticínios produzidos pelas cooperativas, tais como leite, natas, queijo e manteiga.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.