Autarquia de Guimarães vai distribuir máscaras pela população

Data:

A Câmara de Guimarães vai distribuir máscaras de uso social pela população em geral, priorizando estabelecimentos comerciais, escolas e transportes públicos.
Na reunião de ontem do executivo, o presidente de Câmara, Domingos Bragança, disse que o objetivo será assegurar que o “regresso paulatino à vida em comunidade se realize em segurança” e acrescentou que o município disponibilizará máscaras reutilizáveis.
Será também distribuído um folheto com instruções para a lavagem das máscaras e sua posterior reutilização.
Na mesma reunião, foi aprovado um protocolo de colaboração entre o município, a Associação Centro de Medicina P5 da Universidade do Minho e o Hospital Senhora da Oliveira para a realização de testes na população sénior residente em lares e instituições do concelho de Guimarães.
Em comunicado, o município refere que o protocolo resulta da necessidade de testar com maior celeridade a população mais idosa e vulnerável, reforçando assim o trabalho que é feito pelas unidades de rastreiro existentes.
Segundo Domingos Bragança, a falta de material para os testes, como zaragatoas, reagentes ou outros, “foi um obstáculo para todo o país, e Guimarães não foi exceção”.
Em relação à instalação de um hospital de retaguarda, o autarca referiu a existência de uma proposta do Ministério da Saúde para que ele tenha âmbito regional.
Poderá ser instalado no Regimento de Cavalaria N.º 6, em Braga, de forma a dar resposta às necessidades dos hospitais daquele concelho e de Guimarães.
No caso de uma alteração do cenário epidemiológico, poder-se-á avançar para a instalação de um hospital de retaguarda em Guimarães.
“Neste momento, e segundo os responsáveis do corpo Clínico do Hospital Senhora da Oliveira, o quadro da pandemia no concelho de Guimarães permite que se avance para uma solução regional. E isso é positivo, pois significa que o número de infetados no concelho não é tão grave como inicialmente se previa, não pondo em causa uma eficaz capacidade de resposta do nosso hospital. Contudo, a todo o momento podemos estar a falar de uma realidade diferente que nos leve a voltar à primeira forma”, explicou Domingos Bragança.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.