O laboratório foi instalado no Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB), para a realização de testes de deteção do SARS-CoV-2 (Covid-19).
Está a ser dinamizado pelo Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI), da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI),
A valência conta com o equipamento de biologia molecular do CICS, e outros equipamentos da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, e entrará em atividade nos próximos dias, com a colaboração do Serviço de Patologia Clínica do CHUCB.
“Esta ação da máxima importância para o esforço nacional de prevenção e tratamento da Covid-19 coloca ao serviço do Serviço Nacional de Saúde o potencial tecnológico e científico do CICS-UBI, para aumentar a capacidade da região no diagnóstico” da doença, explica UBI numa nota.
Numa fase inicial, a UBI prevê que sejam feitos cerca de 50 testes por dia, mas há potencial para vir a aumentar este número.
O laboratório irá funcionar com uma equipa de voluntários recrutados para o efeito, composta por alunos e investigadores do CICS-UBI.
Investigadores distribuem fabricar álcool gel
No âmbito de outras ações de apoio à comunidade, os investigadores estão a fabricar álcool gel, que distribuem por um leque alargado de instituições, nomeadamente, corporações de bombeiros, espaços de residência sénior e hospitalares.
Esta iniciativa faz parte da estratégia global de resposta e combate à pandemia de Covid-19 e de apoio a diversas instituições, desde logo, ao CHUCB e ao Hospital Sousa Martins, às corporações de bombeiros da Covilhã, do Fundão, de Belmonte e de Seia, e à Mutualista Covilhanense.
No âmbito de uma contribuição ativa no Movimento Tech4COVID (https://tech4covid19.org/), o CICS-UBI doou equipamentos de proteção individual, especialmente luvas, à ARS Centro. O Centro tem cedido também equipamentos e consumíveis aos hospitais da região.