Face à situação de pandemia da Covid-19, que afeta mais de 180 países em todo o mundo, o Navio-Escola Sagres, está a voltar a Lisboa desde finais de março. A decisão, tomada na sequência das medidas de segurança que os diferentes países estão a adotar para protegerem os seus portos, Portugal incluído, limitando a atracação e desembarque de tripulações e passageiros de navios, inviabilizou o pleno cumprimento da missão.
A continuidade desta expedição poderia potenciar um maior risco de contágio entre os 142 elementos da guarnição, que se encontram bem de saúde.
A possibilidade de se retomar a viagem de circum-navegação, eventualmente noutros moldes e com uma rota distinta, será equacionada quando for oportuno, e nomeadamente depois de extinta a atual pandemia.
O regresso a Lisboa do NRP Sagres está previsto para meados de maio.
Na rede social Facebook, a Marinha Portuguesa continua a divulgar noticias e belas imagens da viagem de regresso:
“Ainda estamos longe da costa portuguesa, mas a ondulação e o vento dos quadrantes de Norte e Nor-nordeste faz-nos lembrar a nossa “Nortada”. Com o vento a entrar pelos setores de proa não é possível navegar com as nossas velas redondas, assim, continuamos a nossa navegação com algumas velas latinas e com propulsão mecânica.
Temos avistado vários golfinhos durante a viagem. Ontem tivemos a visita de um golfinho que nos pareceu, especialmente, contente com a nossa presença!”, pode ler-se na última publicação, este sábado.