Entre hoje e domingo assinala-se a Semana Europeia da Vacinação, uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) – Região Europeia, para sensibilizar para a importância da vacinação, na prevenção de doenças e na proteção da vida.
A OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) destacaram hoje a importância de os governos nacionais manterem os seus planos de vacinação para evitar um maior impacto da pandemia de Covid-19.
Em comunicado, as duas organizações reiteram que é vital a manutenção dos serviços de imunização de rotina durante a pandemia de Covid-19, recordando que a situação atual “é um sinal de que as doenças infecciosas não conhecem fronteiras”.
“Todos os países são vulneráveis, independentemente dos níveis de riqueza ou da força dos seus sistemas de saúde. A necessidade urgente de uma vacina para a Covid-19 ressalta o papel central da imunização na proteção de vidas e economias”, pode ler-se no comunicado conjunto das duas entidades.
Perante a situação pandémica atual, OMS e UNICEF consideram que a importância dos programas nacionais de imunização de rotina “é mais crítica do que nunca”.
A OMS designou 2020 como o ‘Ano Internacional do Enfermeiro e da Parteira’, comemorando o 200º aniversário de nascimento de Florence Nightingale.
Nesta semana, a OMS – Região Europeia aproveita a oportunidade para elogiar enfermeiros e parteiras por ajudarem a manter suas comunidades saudáveis através da vacinação.
A Semana Europeia da Vacinação 2020 tem quatro mensagens-chave dirigidas à população em geral: enfermeiros e parteiras são defensores da vacinação para proteger a saúde de todos; as parteiras ajudam a manter as mães e seus bebés seguros através da vacinação; profissionais de saúde são a fonte mais fiável de informações sobre vacinas; ao partilhar informações sobre vacinas, médicos, enfermeiros e parteiras aumentam a consciencialização e salvam vidas.
Na Semana Europeia da Vacinação a OMS alerta para a importância da imunização
