O Instituto Politécnico de Santarém tem vindo a dinamizar um conjunto de iniciativas de apoio para o combate à pandemia gerada pela Covid-19.
Entre essas está a produção de viseiras de proteção para os profissionais de saúde, numa ação desenvolvida pelo Laboratório de Fabricação Digital e Prototipagem Rápida (FABLAB) da Escola Superior de Educação (ESES).
A ideia partiu do movimento ‘Makers Portugal’, que avançou com a elaboração de um protótipo de viseira e o partilhou pela sua comunidade, da qual faz parte a equipa do FABLAB da ESES. Rapidamente foram desenvolvidos e testados dois modelos, tendo sido escolhido o mais adequado ao trabalho dos profissionais de saúde.
Em conjunto, estas entidades estimam assegurar a produção de cerca de 200 viseiras por dia, que são entregues nas entidades da região que mais necessidade tiverem da sua utilização.
Desde o início deste projeto, já foram entregues viseiras a diversas entidades da região, entre as quais o Hospital Distrital de Santarém (HDS), Bombeiros Voluntários de Alcoentre, Alenquer, Almeirim e Cartaxo, e dos Centros de Saúde do Cartaxo e Pontével.
Para além da produção das viseiras de proteção, a comunidade académica do Instituto Politécnico de Santarém está a mibiliar docentes da Escola Superior de Saúde para aumentarem a capacidade de intervenção das Unidades de Saúde.
E estudantes finalistas do curso de Enfermagem estão a integrar linhas de apoio aos cidadãos, designadamente no apoio telefónico às famílias dos doentes internados.
A outra medida de apoio levada a cabo pelo Politácnico de Santarém está relacionada com a disponibilização das residências de estudantes Pedro Álvares Cabral e São Pedro, para albergar os profissionais de saúde que optem por não regressar a casa nas suas pausas, ou mesmo para aqueles que se encontram em situação de necessidade de ficar em quarentena.
O Instituto Politécnico de Santarém é uma instituição de ensino superior politécnico público, reconhecido como pólo de desenvolvimento e uma referência na formação, na cultura e na investigação desenvolvidas na região.
Criado na década de 70, integra atualmente cinco Escolas Superiores, quatro na cidade de Santarém e uma na cidade de Rio Maior.
Instituto Politécnico de Santarém produz viseiras para hospital e bombeiros
Data: