O projeto é do Município de Esposende em parceria com a Associação Rio Neiva e está a estudar uso dos quintais no concelho.
A Rio Neiva – Associação de Defesa Ambiente e a autarquia, através do Centro de Educação Ambiental, estão a dinamizar desde fevereiro o projeto de ciência cidadã ‘No Meu Quintal’.
O objetivo é tornar o quintal num espaço mais verde e ecológico.
“Para tal, é preciso conhecer as práticas usadas nos quintais, com agricultura e/ou jardinagem doméstica, perceber a relação que as pessoas têm com estes espaços, o que cultivam, práticas e hábitos sustentáveis que possuam e qual a realidade do uso de fertilizantes e pesticidas”, explica um comunicado da autarquia.
Qualquer pessoa que tenha um quintal com jardim ou uma horta para consumo doméstico pode participar neste projeto, que se desenvolve em três fases.
A primeira fase é de recolha de informação online, através de uma série de perguntas chave, sendo certo que quanto maior o número de participantes, maior será a qualidade dos dados recolhidos.
Depois alguns dos quintais e hortas serão visitados para a realização de um documentário que pretende abordar a relação entre as pessoas e este espaço.
“Numa altura em que se apela ao isolamento social, o quintal, mais do que nunca, ganha especial importância”, sublinha a nota do executivo autárquico de Esposende.
Ainda nesta fase, e após o término do isolamento social, serão organizadas ações de sensibilização e feita a partilha de informação sobre a temática.
Por fim, na terceira e última fase, com os diferentes contributos dos participantes, será editado um ‘Manual de Práticas Sustentáveis’, o qual estará disponível para orientar e ajudar quem quiser a tornar o seu quintal mais “verde” e ecológico.
Do mesmo modo, será também realizado um documentário vídeo sobre a relação que as pessoas mantêm com os seus quintais e a forma como os habitam, sendo igualmente partilhada toda a informação compilada ao longo dos meses, cumprindo os princípios da ciência aberta.
O projeto ‘No Meu Quintal’ é financiado por fundos comunitários, através do programa Horizon 2020 research and innovation, apoiado por via do projeto Europeu de ciência cidadã ACTION.
Em Esposende há um projeto para tornar os quintais mais verde e ecológicos
Data: