Filipe Duarte, de 46 anos, morreu esta sexta-feira, dia 17. O ator não terá resistido a um enfarte do miocardio, avançam os sites da rede de televisão SIC.
Atualmente, o ator fazia parte do elenco de ‘Amor de Mãe’, telenovela brasileira em exibição ao final da noite na SIC.
Recentemente fez parte do elenco do filme ‘Variações’.
Em 2015, Filipe Duarte venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator de Cinema pela sua interpretação no filme ‘A Vida Invisível’.
Luís Filipe Duarte Ferreira da Silva nasceu a 5 de junho de 1973, em Angola. Estudou Marketing e Publicidade na universidade e também frequentou o curso de formação de atores na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e no Instituto de Investigação e Criação Teatral.
Participou em várias peças de teatro, sobretudo no início da sua carreira, de entre as quais se destacam ‘A Farsa de Inês Pereira’ (1996), de Gil Vicente, ‘A Varanda de Frangipani’ (1999), de Mia Couto, e ‘Macbeth’ (1999), de William Shakespeare.
Na televisão, participou em telenovelas como ‘Fúria de Viver’ (2002) e ‘Belmonte’ (2013). Em 2008 foi um dos protagonistas da série televisiva ‘Equador’, uma adaptação do romance homónimo de Miguel Sousa Tavares produzida pela TVI. Entrou também no telefime ‘Teorema de Pitágoras’, de Gonçalo Galvão Telles e nas séries ‘A Ferreirinha’ e ‘João Semana’, ambas da RTP.
Em 2007, Filipe Duarte viu o seu trabalho no filme ‘A Outra Margem’ ser reconhecido no Festival de Cinema de Montreal. Partilhou com Tomás Almeida o prémio de Melhor Ator. ‘Os Imortais’, ‘Um Tiro no Escuro’, ‘O Milagre Segundo Salomé’, ‘A Costa dos Murmúrios’ e ‘Coisa Ruim’ estão também entre os filmes cujo elenco integrou.
Faz também dobragens para desenhos animados e filmes de animação.
Deixa uma filha, Antónia, de 8 anos, fruto da relação com a atriz espanhola Nuria Mencía.
Morreu aos 46 anos o ator Filipe Duarte
Data: