A Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers – Aliança de Falantes de Português de Massachusetts (MAPS) prolongou até 04 de maio o encerramento de todos os seus escritórios, seguindo a ordem de emergência instituída no estado norte-americano de Massachusetts. Mas a organização informa, numa nota enviada ao ‘Mundo Português’, que “vai continuar a realizar consultas e a prestar assistência aos clientes que necessitem de informação ou encaminhamentos por telefone e através das redes sociais”.
Todos os clientes com consultas marcadas durante este período serão contatados para consultas telefónicas e, se necessário, para marcar futuras consultas. Os funcionários da MAPS vão aceder ao correio de voz diariamente, de segunda a sexta-feira, e vão contatar os clientes dentro de 24 horas, quando necessário. “O Centro da Terceira Idade da MAPS em Cambridge permanecerá encerrado até 04 de maio, e os funcionários da MAPS manterão o contato com os idosos do centro para garantir que continuam em boa saúde física e mental durante este período”, informa ainda a MAPS.
A organização de serviços sociais e de saúde incentiva os seus clientes a visitarem a nova página com informação e recursos sobre o coronavírus, disponível em www.maps-inc.org/pt-pt/coronavirus. Os clientes devem ligar para o 911 imediatamente em caso de emergência, e contatar os seus médios se começarem a exibir sintomas de coronavírus ou outras necessidades de saúde.
Todas as as aulas de Educação sobre Álcool para Motoristas/Condutores, bem como o Programa Educativo de Intervenção em Agressores, grupos de apoio para vítimas e sobreviventes de violência doméstica e abuso sexual, e as clínicas semanais de teste de HIV e outras DST (Doença Sexualmente Transmissíveis), continuarão suspensas até 04 de maio de 2020.
A organização pode ser contatada em Cambridge (617-864-7600), Somerville (617-764-2091), Brighton (617-787-0557), Dorchester (617-825-5897), Framingham (508-872-2652) e Lowell (978-970-1250), ou por mensagem nas redes sociais em facebook.com/maps.org.
A MAPS serve as comunidades de língua portuguesa e outras em Massachusetts desde 1970. Oferece vários serviços sociais e de saúde através dos seus seis escritórios em Cambridge, Somerville, Brighton, Dorchester, Framingham e Lowell. Mais informações estão disponíveis em maps-inc.org.
Ana Grácio Pinto