Covid-19: Município de Ourém determina reabertura condicionada de mercados

Data:

O Município de Ourém anunciou a reabertura condicionada do mercado municipal, assim como a realização dos mercados ecorrurais, iniciativas que tinham sido suspensas no âmbito das medidas de restrição face à pandemia da covid-19. Na última conferência de imprensa , o presidente, Luís Albuquerque, tinha anunciado que o executivo estava a estudar a possibilidade de abrir o mercado municipal, que se realiza semanalmente à quinta-feira, assim como os mercados ecorrurais.
A decisão da reabertura destes espaços de comércio está condicionada ao cumprimento de todas normas e recomendações veiculadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), existindo restrições no acesso do público e na distribuição das diferentes áreas de exposição em funcionamento, garante a autarquia, numa nota de imprensa.
Os mercados ecorrurais, iniciativa que se realiza junto à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, regressam já no domingo, disponibilizando aos cidadãos o acesso a produtos agrícolas, pão, bolos, entre outros bens.
“Apesar de o certame decorrer ao ar livre, será também definida uma nova localização para as diferentes bancadas e os vendedores estarão protegidos com equipamentos de proteção adequados, em virtude dos cuidados essenciais a ter no combate à disseminação da covid-19”, refere a mesma nota.
Segundo a Câmara de Ourém, no distrito de Santarém, os mercados ecorrurais funcionarão entre as 09:00 e as 13:00, sendo avaliada juntamente com os vendedores a futura periodicidade do evento.
O Mercado Municipal Manuel Prazeres Durão reabrirá as suas portas ao público no dia 23, mas apenas disponibilizará bens essenciais, ou seja, somente a zona de produtos frescos, padaria, peixaria, talho e semelhantes.
O acesso terá restrições, permitindo a circulação de um número de pessoas restrito em simultâneo, as bancadas de venda apresentarão uma nova distribuição para garantir as normas de distanciamento social em vigor e os vendedores usarão equipamentos de proteção disponibilizados pelo Município de Ourém.
Estas medidas têm como objetivo disponibilizar um conjunto de bens fundamentais para o dia-a-dia de todos os munícipes, bem como permitir a continuidade da atividade profissional dos diferentes vendedores, de acordo com as restrições anteriormente apresentadas, informa o Município.
À população que frequente estes mercados, a autarquia recomenda que cumpra as diretrizes da DGS, nomeadamente a preservação do distanciamento social, as regras de higiene e etiqueta respiratória, assim como a utilização de máscaras de proteção individual.
A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 137 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 450 mil doentes foram considerados curados.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.