O ‘3i’s – Intervir, Inovar e Incluir’ , promovido pela Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal em parceria com o município de Pombal, teve o seu financiamento aprovado pelo Alto-Comissariado para as Migrações.
O financiamento destina-se a apoiar a continuação do ‘3i’s – Intervir, Inovar e Incluir’ até 31 de agosto de 2021, comparticipando com 25 mil euros do orçamento total de 27.460,51 euros.
O projeto tem vindo a ser implementado nos últimos anos, com impacto em áreas como a gestão da habitação social, a educação, a saúde e a ação social e envolve ainda os agrupamentos de escolas, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e facilitadores da comunidade cigana em Pombal.
Com uma estratégia que passa pela inclusão social da comunidade cigana, o projeto dá ênfase à escolarização e participação cívica dos membros da comunidade cigana “através da promoção de oportunidades que reforcem as capacidades e os interesses de cada um”, informa a autarquia de Pombal.
O objetivo final é combater os elevados índices de absentismo e abandono escolar, e tem o apoio de quatro facilitadores da comunidade cigana, dois homens e duas mulheres, numa perspetiva que visa também a promoção da igualdade de género.
Outro dos objetivos do projeto é a inclusão socioprofissional da comunidade, através de apoio psicossocial e apoio à redefinição de percursos de vida.
Ao longo dos anos, o projeto tem conseguido a integração da comunidade cigana e a dinamização de várias atividades de abertura à comunidade não cigana.
Relacionadas
Segundo a Cáritas Diocesana de Coimbra, cada máscara de pano com elásticos e cinco filtros substituíveis poderá ser adquirida pelo valor de três euros, “que se traduzirão na compra de produtos frescos como carne, peixe, iogurtes, frutas e legumes para estas famílias”. As encomendas poderão ser feitas através do telefone 239855840 ou o email cinsercao@caritascoimbra.pt