Comissariado para as Migrações aprova projeto de Pombal para integração da comunidade cigana

Data:

O ‘3i’s – Intervir, Inovar e Incluir’ , promovido pela Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal em parceria com o município de Pombal, teve o seu financiamento aprovado pelo Alto-Comissariado para as Migrações.
O financiamento destina-se a apoiar a continuação do ‘3i’s – Intervir, Inovar e Incluir’ até 31 de agosto de 2021, comparticipando com 25 mil euros do orçamento total de 27.460,51 euros.
O projeto tem vindo a ser implementado nos últimos anos, com impacto em áreas como a gestão da habitação social, a educação, a saúde e a ação social e envolve ainda os agrupamentos de escolas, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e facilitadores da comunidade cigana em Pombal.
Com uma estratégia que passa pela inclusão social da comunidade cigana, o projeto dá ênfase à escolarização e participação cívica dos membros da comunidade cigana “através da promoção de oportunidades que reforcem as capacidades e os interesses de cada um”, informa a autarquia de Pombal.
O objetivo final é combater os elevados índices de absentismo e abandono escolar, e tem o apoio de quatro facilitadores da comunidade cigana, dois homens e duas mulheres, numa perspetiva que visa também a promoção da igualdade de género.
Outro dos objetivos do projeto é a inclusão socioprofissional da comunidade, através de apoio psicossocial e apoio à redefinição de percursos de vida.
Ao longo dos anos, o projeto tem conseguido a integração da comunidade cigana e a dinamização de várias atividades de abertura à comunidade não cigana.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.