Cientistas de Coimbra lançam questionário mundial para avaliar as consequências da pandemia na família

Data:

Uma equipa de investigadores do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra está a realizar um questionário de âmbito mundial.
O objetivo é compreender e avaliar as consequências que a pandemia de Covod-19 está a ter nas relações familiares, sociais e comunitárias.
O questionário online em https://surveys.uc.pt/index.php/992535?lang=pt, está disponível a todos os interessados em participar e tem tradução em 13 línguas, esperando “desta forma, conseguir chegar a indivíduos de diferentes territórios do mundo, com idade igual ou superior a 18 anos”, explica a responsável pela equipa de investigação, Paula Santana, que apela à participação dos cidadãos.
“Para além das características do indivíduo, da habitação e da área envolvente, queremos avaliar de que forma os contextos de vida, trabalho/estudo e lazer e o acesso e utilização de cuidados de saúde estão a ser afetados pela pandemia de Covid-19”, revela a professora catedrática.
Outro aspeto relevante, que sairá das respostas a este questionário, “é relativo à perceção dos cidadãos sobre o papel das autarquias na minimização dos impactos sociais e económicos”, destaca ainda Paula Santana.
“Em média, quantas vezes saiu de casa por semana desde o início do surto de Covid-19 no país?”, “Qual é o meio de transporte principal que utiliza nas suas deslocações diárias (para o local de trabalho, estudo ou outras atividades)?” ou “Considere o período anterior ao surto de Covid-19 no país. Viajou para outra região, dentro ou fora do seu país, desde o aparecimento de casos no seu país?”, são algumas das perguntas feitas no âmbito do questionãrio
A equipa garante a confidencialidade dos dados e o anonimato dos inquiridos.
“Não haverá qualquer divulgação ou comunicação de resultados individuais. Os dados recolhidos serão exclusivamente utilizados para fins de investigação científica fundamental e aplicada”, esclarece a coordenadora do estudo.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.