Uma equipa de investigadores do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra está a realizar um questionário de âmbito mundial.
O objetivo é compreender e avaliar as consequências que a pandemia de Covod-19 está a ter nas relações familiares, sociais e comunitárias.
O questionário online em https://surveys.uc.pt/index.php/992535?lang=pt, está disponível a todos os interessados em participar e tem tradução em 13 línguas, esperando “desta forma, conseguir chegar a indivíduos de diferentes territórios do mundo, com idade igual ou superior a 18 anos”, explica a responsável pela equipa de investigação, Paula Santana, que apela à participação dos cidadãos.
“Para além das características do indivíduo, da habitação e da área envolvente, queremos avaliar de que forma os contextos de vida, trabalho/estudo e lazer e o acesso e utilização de cuidados de saúde estão a ser afetados pela pandemia de Covid-19”, revela a professora catedrática.
Outro aspeto relevante, que sairá das respostas a este questionário, “é relativo à perceção dos cidadãos sobre o papel das autarquias na minimização dos impactos sociais e económicos”, destaca ainda Paula Santana.
“Em média, quantas vezes saiu de casa por semana desde o início do surto de Covid-19 no país?”, “Qual é o meio de transporte principal que utiliza nas suas deslocações diárias (para o local de trabalho, estudo ou outras atividades)?” ou “Considere o período anterior ao surto de Covid-19 no país. Viajou para outra região, dentro ou fora do seu país, desde o aparecimento de casos no seu país?”, são algumas das perguntas feitas no âmbito do questionãrio
A equipa garante a confidencialidade dos dados e o anonimato dos inquiridos.
“Não haverá qualquer divulgação ou comunicação de resultados individuais. Os dados recolhidos serão exclusivamente utilizados para fins de investigação científica fundamental e aplicada”, esclarece a coordenadora do estudo.
Cientistas de Coimbra lançam questionário mundial para avaliar as consequências da pandemia na família
Data: